Maior evento de moda do Sul do Brasil acontece de 25 a 29 de maio

Terceira edição do Paraná Business Collection reunirá desfiles, show room de negócios e programação paralela com palestras, mesa-redonda e oficina de criação

clique para ampliar O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, durante evento de lançamento do III Paraná Business Collection (Foto: Gilson Abreu)

“A indústria da moda no Paraná deu um grande salto de qualidade nos últimos anos. Eventos como o Paraná Business Collection incentivaram essa evolução”. A afirmação de Rodrigo Rocha Loures, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), durante o almoço de lançamento do 3º Paraná Business Collection, mostra a importância que o setor e o evento conquistam a cada dia.

E está praticamente tudo pronto para a realização de mais um capítulo nesta história de sucesso. Entre os dias 25 e 29 de maio de 2009, o Paraná mostrará novamente todo o seu talento e vocação para a criação e a produção de moda. Durante cinco dias, o Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba) se transformará em cenário para o 3º Paraná Business Collection (PBC), evento que apresentará ao público as novidades para o Verão 2010 de importantes grifes e estilistas paranaenses.

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Realizado pelo Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário; e coordenado pela jornalista Nereide Michel (NaModa Comunicação de Estilo ) e pelo produtor Paulo Martins (OX Comunicação de Moda), o 3º PBC contará com uma programação especial, com desfiles dos melhores designers e marcas paranaenses, show room de negócios, e uma programação paralela que reunirá palestras, debates, a sexta edição do já tradicional Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers e uma oficina de criação. “O setor, assim como o PBC, são demonstrações de um Brasil que dá certo. Trabalha, luta, e conquista resultados”, analisa Allan Marcelo de Campos Costa, diretor superintendente do Sebrae/PR.

Negócios
Em 2008, na segunda edição do Paraná Business Collection, 36 marcas paranaenses participaram do Show Room de Negócios, o que gerou um volume aproximado de R$ 4,5 milhões em negócios fechados e prospectados. “O Show Room é um importante instrumento para a integração da produção e varejo e criou, nas duas últimas edições, canais de relacionamento entre empresários de pequenas empresas e grandes grifes, lojistas e representantes comerciais”, contabiliza o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa.

O 3º Paraná Business Collection trará, para conhecer, prospectar e fechar negócios com as empresas do Show Room, compradores de outros estados brasileiros. “Esses compradores em potencial poderão conhecer a qualidade, o estilo e a competitividade da indústria da confecção paranaense nos mais variados segmentos: moda feminina, masculina, jovem, fitness, malharia e moda praia”, diz o coordenador estadual dos projetos do Setor de Vestuário do Sebrae/PR, Edvaldo Pires Correa.

Vinte e sete empresas do Paraná já confirmaram a participação no Show Room de Negócios do Paraná Business Collection. São elas: Akamizaria (Cascavel); All Purpose (Santo Antonio do Sudoeste); Atitude Jeans (Cianorte); Camoa Brasil (Curitiba); Deepsky (Barracão); Chek Confecções (Mandaguaçu); Dijuly’s – Mark Jeans (Santo Antonio do Sudoeste); Dona Dita Confecções Ltda. (Rolândia); Fábio Bartz (Curitiba); Fashion Corner (Curitiba); Fatiota (Santa Helena); Krindges (Ampére); La Playa (Londrina); Letreille Jeans (Dois Vizinhos); Le Just (Ponta Grossa); Lúcia Figueredo (Cianorte); Madame Lulu (Maringá); Meteora (Curitiba); Miravest (Joaquim Távora); Misma (Curitiba); Nighteen (Maringá); Otero Confecções (Curitiba); OU (Cianorte); Oyster (Cianorte); Raffer (Francisco Beltrão); Risca de Giz (Francisco Beltrão); e Titus (Apucarana).

Mercado
Dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. As 5.400 indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, empregam mais de 89 mil trabalhadores, o que representa 6,8% de todos os empregados do setor no País. No Paraná, o setor é o segundo que mais emprega entre toda a indústria do Estado.

Um dos destaques da indústria paranaense é a descentralização da produção. Existem indústrias em todas as regiões do Estado, com destaque para a região Norte, que concentra mais de 2.200 empresas, representando 42% do total de indústrias do setor no Paraná. Também possuem alta concentração de empresas as regiões Noroeste (18,71%) e Metropolitana de Curitiba (13,13%). “O Paraná tem um potencial gigantesco no cenário nacional da moda. Além da inovação e preocupação com a qualidade, o que diferencia os empresários paranaenses é a união entre os nove sindicatos do setor para o fortalecimento da indústria”, afirma o coordenador do Conselho da Indústria do Vestuário da Fiep e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar), Marcos Tadeu Koslovski.

Desfiles
Além de números, as novidades de estilistas e grifes são as responsáveis pelo caminho de sucesso que o Paraná Business Collection vem construindo. Nesta terceira edição, já estão confirmados os desfiles Verão 2010 de Silmar Alves, Jefferson Kulig, Fabio Bartz, All Purpose, Lucia Figueredo, Lafort, Lua Morena, Picnic Delefante, Chek e Raffer. Um expressivo painel da qualidade que a moda paranaense tem a oferecer para o Brasil e o mundo.

Eventos Paralelos
Como também já é tradição no evento oficial da moda paranaense, a programação paralela vai atrair a atenção de profissionais e público interessado nos vários aspectos do universo da moda. O Ciclo de Atualização em Moda inclui palestras, mesa-redonda e oficina de criação, além do 6º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda.

Oficina de Criação
Dos dias 26 a 28, a estilista Karlla Girotto ministrará a oficina de criação “Pesquisa de Moda e Análise de Tendências de Mundo”. Reconhecida por despertar inquietações estéticas de forma singular e autoral, Karlla lançou coleções na São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e Casa de Criadores, onde ficou evidente o intercâmbio entre moda, arte e polêmica em seus desfiles performáticos. Durante os três dias de oficina, ela relacionará assuntos detectados na contemporaneidade e seus desdobramentos nas futuras tendências de moda, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre moda; estimular o participante a construir uma pesquisa criativa através das próprias subjetividades; e motivar a construção de novas ideias e conceitos, com enfoque no que o mundo já apresenta como material investigativo.

A oficina é limitada a 25 participantes, será realizada das 8 às 12 horas na sede do Senai (Cietep). Informações e inscrições pelo www.paranabusinesscollection.com.br.

Ciclo de Palestras
Aberto ao público em geral, o Ciclo de Palestras ocupará o Auditório Caio Amaral entre 26 e 28 de maio, sempre às 16 horas, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas no local das palestras. Sob o tema “Revoluções na Moda”, o ciclo tem como intuito mostrar como o jeito de vestir e o modo de pensar influenciam as mudanças no mundo.

No dia 26, a doutora em Economia, analista e comentarista de TV Lídia Goldenstein ministrará a palestra “Revolução 1: Economia Criativa em Tempos de Crise”. Na discussão está o impacto da crise internacional no desempenho da economia brasileira, que gerou novos desafios para o mercado da confecção, que precisa investir em tecnologia e design para não desacelerar o seu crescimento.

No dia 27 chega a vez de acompanhar “Revolução 2: Revolução na Imagem da Moda nos Anos 1990”, palestra de Silvana Holzmeister, editora- chefe da revista L´Officiel Brasil. Na pauta está o embate entre desejo e realidade provocado pelos anos 1990, década considerada um divisor de águas na estética da imagem da moda, e que ainda hoje serve de guia de estilo para profissionais que pretendem fugir da estética comercial.

O Ciclo de Palestras será fechado com Amir Slama, no dia 28, mestre criador por trás das elogiadas criações da grife de moda praia Rosa Chá, que apresentará “Revolução 3: Revolução nas Areias Brasileiras Sacode o Mercado Internacional”. Amir Slama mostrará como a exposição do corpo de forma atraente revela um estilo de vida que vira marketing da moda brasileira no exterior.

Além das palestras do Ciclo, também será realizada a Palestra Especial para Empresários de Moda. No dia 26 de maio, das 9 às 11 horas, a especialista em Comunicação e Marketing e consultora da ABIT, Geni Ribeiro, abordará o tema “Indústria da Moda no Brasil: Ameaças e Oportunidades”. No programa, as vantagens e oportunidades no mercado interno e externo (criatividade, identidade e estilo de vida na moda brasileira).

Mesa-redonda
Toda a explosão de ideias dos três dias de palestras será finalizada com a mesa-redonda “Perspectivas para o Mercado Paranaense”, marcada para o dia 29 de maio, às 16 horas, também no Auditório Caio Amaral (Cietep). Como tema do debate, os planos de ação, resultantes do Fórum Setorial do setor Têxtil e Vestuário a ser realizado dia 15 de maio pela Fiep para avaliar o impacto do cenário global e retração dos mercados na indústria da confecção e na produção de moda do Paraná.

6º Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers
As atividades do 3º Paraná Business Collection serão fechadas no dia 29 de maio, com o desfile dos 12 finalistas do 6º Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers. Sob o tema “Passaporte para a Moda” (inspirado nas Cataratas do Iguaçu, ponto turístico que atualmente concorre à eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo), foram inscritos 152 trabalhos de 14 cursos de moda do Estado – Curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial do Senai Paraná; Universidade Tuiuti do Paraná, Centro Europeu, Uniandrade, TECPUC-PR, Senac, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de Apucarana; Unipar Cianorte, Unipar Umuarama, Unipar Cascavel, Cesumar (Maringá), UEM (Campus de Cianorte) e APEC (Associação Paranaense de Ensino e Cultura, de Cascavel).

Destes, foram selecionados 12 trabalhos, que subirão à passarela do 3º PBC. Os finalistas são: Amanda Prussak (Universidade Tuiuti do Paraná), Anderson Almeida do Amaral (Universidade Tuiuti do Paraná), Claudionor Felipe Cavalcanti (Uniandrade), Elaine Gripp (Unipar/Cascavel), Gilmara Aparecida Liques Penteado (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Leonardo Spisla (Senai Paraná), Maria Carolina Lapetina Saraiva (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Nessandra Cândido Cordeiro (Senai Paraná), Luana Bailone Soeiro (Universidade Estadual de Londrina), Michelle Lipatin (Centro Europeu), Rodolfo Schmidt Azevedo (TECPUC-PR) e Vagner Ferreira dos Santos (Unipar -Cianorte).

O grande vencedor será conhecido após os desfiles dos finalistas no 3º PBC e receberá, como prêmio, uma viagem a Milão e Paris, como integrante da Missão Empresarial organizada pela Fiep, através do Centro Internacional de Negócios, além do troféu assinado pelo artista plástico Valdir Francisco.

Serviço:
3º PARANÁ BUSINESS COLLECTION
Quando: De 25 a 29 de maio de 2009.
Onde: Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra – Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba).
Realização: Fiep (Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná) e Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Sindicatos: Sindivest, Sinvespar, Sinveste, Sivale, Sindivest, Sinditêxtil, Sivepar, Sindicouro e Sindvest.
Patrocínio: Sesi e Senai.
Co-patrocínio: Itaipu/ Foz do Iguaçu – Destino do Mundo e Centro Europeu.
Apoio institucional: CNI, Governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba, Sistema Fecomércio-PR/Sesc/Senac, Faciap, (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), ACP (Associação Comercial do Paraná), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Programa Texbrasil e APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Apoios: Cooperbotões, Keune Brasil, Kraft/ Clight, Nutrimental.
Coordenação geral: OX Comunicação de Moda (Paulo Martins) e NaModa Comunicação de Estilo (Nereide Michel).

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
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