Sesi e Rede Globo promovem mutirão de cidaddania dia 30

Evento reunirá mais de 105 parceiros e 1.300 voluntários. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas

clique para ampliar Evento reunirá mais de 105 parceiros e 1.300 voluntários. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas (Foto: Divulgação)

O Sesi e Rede Globo promovem dia 30 de maio mais uma edição da Ação Global, evento que reúne voluntários de empresas, entidades e instituições de diferentes setores para ofertar à população, durante um dia inteiro, serviços nas áreas de cidadania, educação, saúde, esporte e lazer. A Ação Global é realizada todos os anos, em todo o País. No Paraná, o evento acontece na unidade do Sesi no Boqueirão, em Curitiba, das 8 às 17 horas. O tema é “Um Brasil de Cidadania”, com o sub-tema “Responsabilidade social: quem pratica deixa sua marca no futuro”.

Em Curitiba, a Ação Global 2009 já reúne 105 parceiros. O evento contará com o trabalho de mais 1.300 voluntários, entre profissionais e colaboradores das empresas e instituições parceiras, do Sistema Fiep (ao qual pertence o Sesi) e da Rede Globo, além de pessoas da comunidade. São esperadas cerca de 20 mil pessoas e a previsão é que sejam prestados 50 mil atendimentos em serviços de cidadania, saúde, educação, esporte e lazer.

O Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal-PR) apresentará seus trabalhos voltados a jovens aprendizes. O Sindicato de Bebidas (Sindibebidas) apresentará seu projeto ambiental educativo, promovendo a coleta seletiva. Já o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-PR) participará com um trailer odontológico, incluindo a aplicação de flúor. O Sindicato da Panificação e Confeitarias (SIPCEP) levará ao local sua Carreta da Panificação para fornecer lanches aos voluntários.

Este ano, 107 casais se inscreveram para o casamento coletivo, que é uma das grandes ações do evento. Entre os serviços de cidadania, encaminhamento para emissão de documentos (carteira de Identidade e de Trabalho, Títulos de Eleitor, CPF e extratos do PIS), além de orientações jurídicas. Esses serviços serão prestados por voluntários da Caixa Econômica, Delegacia Regional do Trabalho, Instituto de Identificação do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral, INSS, Agência do Trabalhador, Faculdades Curitiba, Brasil Telecom, entre outras.

O Instituto Rede Paranaense de Comunicação (RPC) participa com oficinas de sacolas recicláveis, distribuição de material sobre preservação do meio ambiente e uso da água. A Spaipa oferta o bolo e refrigerantes para o casamento coletivo. As ações de responsabilidade social contam com a parceria também da Nutrimental, da Cini, da Ceasa, do Projeto Amigo Bicho.

Serviços de Educação, como orientação sobre alimentos e segurança no trânsito, serão prestados por órgãos como o Detran, Polícia Rodoviária Federal, URBS, Biblioteca Pública do Paraná, secretárias municipais da  Educação e do Abastecimento.

A Ação Global conta também com a parceria do Exército (exposição de material bélico militar); Corpo de Bombeiros (exposição de materiais de brigada de incêndio, orientação de primeiros socorros) e Polícia Militar (exposição de material de segurança). A Guarda Municipal de Curitiba leva ao local seu teatro de fantoches; a Faculdade Dom Bosco promove gincana educativa e a Sociedade Bíblica levará recreação infantil, com pintura e distribuição de material para os pais.

About Author