Reformulação de cursos é primeiro resultado da conferência mundial

Parceria entre Case University (EUA) e UFPR, com apoio da Fiep, prevê nova formação de administradores com foco na sustentabilidade

clique para ampliar Sistema FIEP (Foto: Sistema FIEP)

A reestruturação do curso de administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a formação de novos executivos voltados para a gestão na sustentabilidade é um dos resultados da Conferência Mundial BAWB-Global Forum, realizada na última semana em Cleveland (EUA). Um acordo de cooperação entre a UFPR, a Case Western Reserve University, dos Estados Unidos, e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) foi o tema da reunião entre o reitor UFPR, Zaki Akel Sobrinho e o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e da presidente da Case University, Barbara Snyder.

A parceria prevê um projeto conjunto para a reestruturação do curso de administração com reformulação do currículo e também a formação de professores com foco na sustentabilidade. “A iniciativa é pioneira e deve colocar o Paraná na vanguarda do tema sustentabilidade na educação superior”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, acrescetando que a contribuição da Fiep neste processo é trazer para dentro do meio acadêmico a realidade empresarial.

A Case Universitiy está liderando, nos Estados Unidos, esta mudança na formação de futuros executivos e líderes com foco na sustentabilidade. O resultado a médio e longo prazo, no Brasil, será a disponibilização para o mercado de jovens profissionais com uma formação mais completa. Na parceria com a UFPR e a Fiep, a Case vai disponibilizar resultados de estudos e pesquisa e professores que participação da reformulação do curso no Brasil. Além da UFPR, a intenção é estender o trabalho para outras escolas de administração do Brasil.

Um projeto piloto nesse sentido já está em curso, envolvendo segundanistas de administração da UFPR, PUC e UniBrasil, Unifae e Spei. A definição do perfil dos estudantes que participam desta primeira experiência teve a contribuição da FIEP e de empresários. Com o acordo com a Case, o projeto deverá ser replicado em outras regiões do Estado e do país no ano que vem.

Participaram do encontro também o vice-presidente para assuntos internacionais da Case University, David Fleshler; o vice-reitor de Pesquisa e Extensão da UFPR, Sergio Scheer; o diretor para Relações Internacionais da instituição, Carlos Siqueira; e o assessor da presidência da Fiep, Marcos Schlemm.

Encerramento – Na última sexta-feira, Rocha Loures apresentou os resultados dos encontros promovidos no Brasil, que reuniram perto de 2 mil pessoas entre empresários, executivos, acadêmicos e representantes do poder público e aprovaram 80 proposições para que o Brasil e os países do continente promovam o avanço da educação e formação de novos líderes e gestores, com foco na sustentabilidade. A realização dos encontros no Brasil foram compromissos assumidos por Rocha Loures no último Global Fórum, realizado também em Cleveland, em 2006.

Na sessão de encerramento do BAWB-Global Forum, Rocha Loures destacou que a grande contribuição da conferência é a aprendizagem da relevância do planejamento para a sustentabilidade. Outro aspecto relevante é a percepção de que é preciso deixar de ver as pessoas como meros receptores, passivos da aprendizagem e estimular em todos a competência e atitude do planejamento e da construção. Para o presidente da Fiep, as pessoas não podem ser treinadas como se fossem receptores passivos, aceitando o mundo como ele é. É preciso procurar caminhos para mudar e melhorar o mundo no qual vivemos.

Livro – Durante a Conferência mundial, o presidente da Fiep lançou a versão em inglês do livro Educar e Inovar na Sustentabilidade. Trata-se de uma versão revista e ampliada da publicação escrita no ano passado para animar os debates do Global Forum América Latina. A obra traz ensaios para estimular um diálogo apreciativo a respeito da missão das organizações, da academia e da própria sociedade em favor da sustentabilidade. O autor destaca a necessidade dos negócios se converterem em agentes em benefício do planeta e defende a inclusão do tema sustentabilidade nos currículos de cursos superiores da área de administração. A nova edição em inglês inclui uma contribuição de Hazel Henderson, que destaca a liderança e inovação no Brasil, em diferentes contextos, especialmente em empresas e universidades na busca de educação para a sustentabilidade. Outro capítulo que recebeu novas contribuições é o que trata da inovação para a “Criação de Valor Sustentável”, que conta com comentários de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Esta parte o livro relata os desafios das empresas na era da economia do conhecimento. O livro conta ainda a trajetória do BAWB – Global Fórum América Latina, relatando a dinâmica dos encontros realizados no Brasil em 2008 e 2009 e a resposta brasileira ao movimento mundial.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR