Fiep reúne-se com bancada federal para discutir orçamento de 2010

Entidade defende mais recursos para infraestrutura e agilização na execução das obras

clique para ampliar Vice-presidente Hélio Bampi, representa a Fiep em reunião com bancada federal (Foto: Gilson Abreu)

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Hélio Bampi, reuniu-se na última segunda-feira (22) com a bancada federal do Estado para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010. Bampi, que representou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, defendeu um repasse mais expressivo de recursos para obras de infraestrutura no Paraná. A reunião resultou no documento “Reivindicações do Paraná ao orçamento de 2010”, que será defendido pela bancada federal em Brasília.
Entre as obras de infraestrutura citadas como as mais urgentes pelo vice-presidente da Fiep, está a ampliação da capacidade do aeroporto Afonso Pena, tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros e investimentos também na instrumentalização do aeroporto, permitindo decolagens e aterrissagens em condições climáticas e de visibilidade adversas. Bampi defendeu também a construção do contorno ferroviário de Curitiba.
“São questões que a Fiep vem defendendo porque são fundamentais para melhorar as condições de competitividade do Estado”, declarou Bampi. Além do repasse dos recursos, o vice-presidente da Fiep reforçou a necessidade de um acompanhamento mais de perto para garantir agilidade na execução da obra. “Para executar uma obra, antes do processo licitatório, é necessário um plano diretor e tudo isso leva tempo. Por isso, precisamos agilizar ao máximo os procedimentos”, frisou. Bampi defendeu, para os próximos anos, antecipar para abril a reunião para discutir a LDO, para permitir o envio de emendas ao orçamento. O deputado federal Luciano Pizzato, presente ao encontro propôs reuniões mais freqüentes, com periodicidade bimestral, dada a relevância do tema.
Jornada de trabalho – Aproveitando o encontro com a bancada federal, discutiu-se também o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe a redução da jornada de trabalho no País das atuais 44 para 40 horas semanais. Hélio Bampi fez um apelo aos parlamentares para que rejeitem o projeto. “O Brasil é um país em desenvolvimento que ainda precisa melhorar o valor agregado de seus produtos e serviços, o que demanda uma mão-de-obra intensiva. A redução da jornada de trabalho implicaria em aumento de custo de produção, diminuindo a nossa competitividade internacional”, advertiu o vice-presidente da Fiep.
Participaram da reunião o senador Flávio Arns, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes do governo do Estado, de entidades empresariais, de classe e de organizações sociais. O encontro foi convocado pelo Grupo Federativo (Grupo de Ações Federativas do Paraná) e teve a coordenação da Associação Paranaense de Imprensa.

 

 

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR