Institucional > FIEP

Fiep busca maior aproximação com Legislativo

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, entregou nesta quinta-feira (25), ao presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus, a quinta edição da Agenda Legislativa

clique para ampliar Presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, lança Agenda Legislativa na Assembléia (Foto: Gilson Abreu)

Os projetos de lei que determinam a redução da tarifa de energia elétrica no período noturno, a concessão de licenças ambientais, a obrigatoriedade da manutenção de reservas legais e a contratação de pessoas com mais de 40 anos são alguns dos temas que estão na Agenda Legislativa 2009, lançada nesta quinta-feira (25), em Curitiba, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, durante sessão plenária da Assembléia Legislativa.

 Assista a reportagem em vídeo

Baixe a versão da Agenda Legislativa em PDF

“O setor produtivo tem procurado, a cada ano, estreitar o relacionamento com o poder legislativo. A cada edição da agenda trazemos nossas contribuições e posicionamentos a respeito dos projetos de lei de interesse da indústria e que possam subsidiar a definição de políticas públicas que contribuam com o crescimento da economia do Paraná”, destacou Rocha Loures.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus, a Agenda Legislativa já virou tradição na Assembleia. “É de extrema importância essa interação entre o setor político e o setor produtivo para exercermos a força política e fomentarmos o debate. Procuramos sempre observar as propostas que constam na agenda nas votações de projetos”, explicou.

O presidente da Fiep destacou em plenário quatro pontos que, na visão da indústria, necessitam especial atenção dos parlamentares: legislação ambiental, qualificação profissional, investimento em infraestrutura e inovação. “São temas transversais comuns a todos os setores e de interesse de toda a sociedade. A questão central é cultivarmos esse diálogo entre o setor produtivo, que traz as demandas, e o legislativo, que faz as leis, para termos o progresso da sociedade”, disse Rocha Loures.

Ele sugere uma atuação mais forte dos deputados estaduais com a bancada federal e o poder legislativo no conjunto de obras de infraestrutura. “Nossas reivindicações devem constar no orçamento ainda este ano. Precisamos unir as forcas políticas e institucionais do Estado para a execução de obras urgentes”, destacou.

O conteúdo abrange temas referentes a tributos, assuntos econômicos, infraestrutura, meio ambiente, responsabilidade social, política social e questões institucionais. O deputado Marcelo Rangel (PPS), destacou o papel da Fiep no apoio ao projeto que prevê a construção de um aeroporto de cargas na região dos Campos Gerais. “Graças à interação entre os poderes público e privado já conseguimos dar andamento ao projeto em Brasília. Só falta a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para colocarmos o Paraná na rota internacional dos transportes aéreos”, disse o deputado.

A Agenda Legislativa é resultado de consulta a líderes empresariais, entre presidentes de sindicatos empresariais, executivos de indústrias, além dos Conselhos Temáticos e Setoriais e das coordenadorias regionais da Fiep. Todos colaboram com sugestões para a elaboração do documento que, este ano, contém 43 projetos.

 

About Author