Missão empresarial à Europa é oportunidade para empresários

Fiep promove em setembro visitas a feiras de moda em Milão e Paris, acessíveis a pequenos e médios empresários. Inscrições já estão abertas

Empresários paranaenses terão uma nova oportunidade de buscar referências mundiais, conhecer tendências e prospectar negócios no exterior. Em setembro, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza a III Missão Empresarial do Vestuário, que levará empresários a conhecer as principais feiras de moda de Paris e Milão para conhecer as tendências para o outono/inverno 2010/2011.

“Nessa missão, além das visitas às feiras, os empresários têm a oportunidade de participar de palestras, visitas técnicas e também visitas guiadas pelas principais ruas de moda de Paris e Milão, sempre com acompanhamento de consultor especialista do setor”, ressalta a coordenadora do CIN, Janet Castanha Pacheco. “Esta será uma missão prospectiva, ou seja, os empresários buscarão referências para serem aplicadas no Brasil, com a preocupação de adequar as tendências mundiais à realidade brasileira”.

A comitiva vai participar da Feira Milano Única – referência internacional em tecidos de alta qualidade e acessórios para confecções, que acontece em Milão, na Itália. Na França, os empresários participam da TexWorld, feira do setor têxtil, de maquinários e acessórios, que reúne mais de 800 expositores de 40 países; e da Première Vision – feira de tecidos que reúne expositores e empresários de mais de 30 países. As duas feiras acontecem simultaneamente, em Paris.

Nos anos anteriores, cerca de 40 empresários participaram das missões do vestuário. O principal resultado, segundo empresários, é o aumento de 40% a 45% nas vendas para o mercado interno. “O grande ganho é o amadurecimento. Hoje visito feiras e exposições e tenho um outro olhar. Observo a moda e os detalhes com mais cuidado. Isso ajuda muito na hora de criar uma coleção e, consequentemente, melhora a exposição no mercado externo”, afirma Alfredo Nagli, diretor da Habto Confecções, empresa de camisas masculinas e femininas de Londrina. Esta será a terceira vez que o empresário participa da missão do vestuário.

Outra vantagem da missão, segundo a empresária Luciana Bechara, dona da grife infantil Be Little, são as visitas orientadas aos grandes centros e locais de moda. “É uma ótima oportunidade para analisamos desde as cores usadas, os modelos, a disposição das peças na vitrine e os catálogos”, diz.

Luciana também destaca a troca de experiências entre os empresários, tanto paranaenses quanto estrangeiros, e as visitas às feiras de tecidos. “Ano passado, consegui desenvolver um tecido diferente, parecido com o plush, mas que não era comercializado no Brasil. A novidade teve bastante aceitação por parte do público”.

A missão faz parte do Projeto de Apoio à Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), desenvolvido pelo CIN em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Há a possibilidade de visitar as feiras de Milão e Paris, ou somente as feiras de Paris. Integrando a missão promovida pelo CIN, os empresários receberão um subsídio de 300 euros no pacote de viagem escolhido.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 10 de julho pelo e-mail adriana.baccarin@fiepr.org.br. Outras informações pelo telefone (41) 3271-9102.

 

About Author