clique para ampliar Presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures (Foto: Gilson Abreu) |
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, considerou importantes as medidas de desoneração tributária anunciadas nesta segunda-feira (29) pelo governo federal. Para ele, a criação dos fundos garantidores no Banco do Brasil e BNDES, para facilitar o acesso ao crédito por micro e pequenas empresas, e a desoneração de bens de capital são as boas novidades do pacote.
“O governo está tendo sensibilidade e iniciativa. Isto é vital para animar a economia e amenizar os efeitos da crise no Brasil. Espera-se que não haja tanta burocracia para acessar os benefícios das medidas anunciadas”, afirmou. “Uma medida que ainda precisa ser tomada é a completa desoneração dos investimentos e das exportações”.
Rocha Loures pondera também que ainda persiste uma questão preocupante para a retomada do ciclo virtuoso da economia brasileira. “Precisamos tratar da questão fiscal, de como o governo gasta seus recursos. Ele já não tem margem de manobra para fazer política anticíclica pela via fiscal e o sistema que baliza os gastos públicos precisa ser revisto urgentemente”, afirmou Rocha Loures.