Comunidade do Heimtal celebra pacto pelo desenvolvimento local

Moradores reuniram-se na noite desta segunda-feira (6) para apresentar à comunidade as propostas de melhorias para o bairro. Na quarta-feira (8) será a vez do Jardim Maringá

Moradores do bairro Heimtal reuniram-se na noite desta segunda-feira (6), na escola municipal Padre Anchieta, para apresentar a toda a comunidade as propostas de melhorias para a localidade, discutidas durante a implantação do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná. O projeto já está em desenvolvimento em 26 localidades de Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Londrina , Maringá, Reserva do Iguaçu e Ponta Grossa, por iniciativa da  Rede de Participação Política – movimento apartidário criado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap).

O pacto pelo desenvolvimento local, umas das etapas de implantação da metodologia do projeto, serviu para que mais pessoas da comunidade e de outros bairros, bem como representantes dos setores públicos e privados, conhecessem toda a proposta elaborada para o Heimtal num espaço imaginado de 10 anos. “Achei muito interessante. É muito importante a participação da comunidade. Nada como a própria comunidade apontar as suas necessidades porque as vezes as prefeitura faz alguma obra ou ação no bairro que não é prioridade”, disse o presidente da Federação das Associações de Moradores e demais entidades civis organizadas da zona norte de Londrina (Famecol), Osvaldir Gomes de Oliveira, animado com a possibilidade de levar a ideia para outras regiões.

Umas das prioridades apontadas pelos moradores é a construção de um salão paroquial, sonho da comunidade há cerca de 15 anos, como lembrou o morador José de Oliveira Silva, antigo coordenador geral da capela do bairro. As demais envolvem a revitalização da praça central, a construção de uma creche, além de melhorias na educação como, por exemplo, a implantação do ensino de 5ª. a 8ª. série.

O presidente da Associação de Moradores do Heimtal, José Roberto, agradeceu a todos os presentes e ressaltou o caminho longo a ser seguido a partir de agora. “Estou bastante animado (com o projeto) porque tem alguém apoiando a comunidade e tenho certeza que vai dar certo. O grande problema é o não envolvimento das pessoas e esse quadro tem que mudar. A participação popular é muito importante”.

Jardim Maringá – Nesta quarta-feira (8), o mesmo encontro será realizado no Jardim Maringá. Será às 19 horas, na Associação de Moradores (Assomar) – Rua Renê Descartes, 381. A agenda 2009/2010 do projeto no bairro inclui a revitalização da sede da associação, projetos sociais para adolescentes a serem realizados no contra turno e melhorias na segurança e no saneamento ambiental, como a revitalização de esgotos, coletas de lixo e de recicláveis e plantio de árvores.

A ideia do projeto é que a população local trabalhe com uma nova visão de governança compartilhada, onde os próprios moradores é que dão os primeiros passos em busca de um lugar melhor para viver. Unidos, eles discutem os problemas, as possíveis soluções e vão atrás de parcerias para concretizarem as ações planejadas numa agenda positiva.

Informações com Gislane Syllos pelo telefone (43) 3379-5224 ou e-mail: gislane.syllos@redeempresarial.org.br

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR