clique para ampliar Abertura do Congresso Paranaense da Indústria 2006 (Foto: Gilson Abreu) |
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza no dia 18 de agosto a edição 2009 do Congresso Paranaense da Indústria, maior e mais importante evento do setor produtivo do Estado. O foco desta edição do Congresso será o debate da agenda da indústria paranaense no pós-crise, os desafios a serem enfrentados no futuro próximo e as estratégias de inovação mais importantes para as empresas paranaenses. O evento acontece em Curitiba, no Cietep, reunindo cerca de mil empresários e dirigentes de sindicatos empresariais de todo o Paraná. Clique aqui para acessar o site do evento e realizar sua inscrição.
A edição 2009 do Congresso da Indústria também marcará a celebração do aniversário de 65 anos da Fiep e homenageará empresários com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito, pela Fiep, e da Ordem do Mérito Industrial, oferecida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Crise e inovação – Ainda sofrendo severas consequências da crise financeira internacional, a indústria paranaense terá no Congresso da Indústria um momento para debater a atual situação do setor, conhecer cases de empresas que prosperaram em momentos como o atual e discutir estratégias para o pós-crise, durante a conferência do consultor australiano Brian Bacon, líder no pensamento sobre o papel das empresas na sociedade.
Bacon fala aos participantes do Congresso na manhã do dia 18, às 9h15. Consultor em lideranças da alta direção de empresas multinacionais como Ford, Ericsson, Coca-Cola, BP, Horwath, International, Barckay’s, Unilever, McDonald’s, Sandvik, GE, Fortis, Pharmacia, SAAB Britsh Aerospace e Volvo, Brian é fundador e presidente da Oxford Leardership Academy – consultoria com escritórios no Reino Unido, Suécia, Hong Kong, Austrália e EUA com operações em 16 países.
Tendo a inovação como uma grande ferramenta para superar a crise e desenvolver os negócios, os empresários poderão conhecer casos de sucesso de colaborações entre o setor produtivo e o poder público durante a conferência do analista político Augusto de Franco, netweaver da Escola de Redes, que fala aos participantes do Congresso na tarde do dia 18, às 14h30.
Franco lecionou em diversos cursos de MBA nas áreas de Desenvolvimento e Redes Sociais, foi articulista do jornal Folha de S. Paulo, conferencista e consultor sênior de governos estaduais e municipais, empresas e organizações internacionais, além de atuar como secretário-executivo nacional da Ação da Cidadania contra a Fome, Miséria e pela Vida, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Fiep 65 Anos e homenagens – No dia 17 será realizada, durante a abertura oficial do Congresso, a cerimônia de comemoração dos 65 anos da Fiep. A Federação prestará uma homenagem a seus nove sindicatos fundadores: da madeira, do mate, gráfico, cacau e balas, panificação, alfaiataria, metalúrgica e mecânica, laticínios e couro. As comemorações contarão também com uma exposição histórica dos sindicatos fundadores no átrio do Cietep. Também nesta noite será lançado, em parceria com a operadora de telefonia Oi, o cartão telefônico comemorativo ao aniversário da entidade.
Ainda no dia 17 serão realizadas as homenagens a empresários paranaenses com a entrega das condecorações da Medalha de Honra ao Mérito e da Ordem do Mérito Industrial. A Fiep entregará a Medalha de Honra ao Mérito ao empresário Ágide Meneguette, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), diretor-superintendente da Usina de Açúcar Santa Terezinha e membro do Conselho Superior da Fiep. Já a CNI fará a entrega da Ordem do Mérito Industrial de 2008 e 2009, respectivamente, aos empresários Oriovisto Guimarães, diretor-presidente do Grupo Positivo e reitor da Universidade Positivo, e Pedrinho Furlan, procurador e assessor do Conselho de Administração da Sadia e membro do Conselho Curador da Unindus, universidade corporativa do Sistema Fiep.
Fóruns Setoriais – O Congresso Paranaense da Indústria ainda apresentará o resultado dos Fóruns Setoriais promovidos pela Fiep com 18 setores da indústria paranaense entre maio e agosto deste ano. Os Fóruns reúnem empresários e dirigentes sindicais ligados a cada um dos 18 setores da indústria do Estado para debater estratégias de combate ao momento de crise e desenvolvimento dos negócios, gerando uma agenda de ações a serem tomadas pelo Sistema Fiep, pelo poder público e pelas próprias empresas e sindicatos.