clique para ampliar (Foto: Rogério Theodorovy) |
Álcool C ombustível. Este é o tema da coletânea de artigos lançada na última quarta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Itaipu Binacional, em Curitiba. ‘A publicação revela os principais conhecimentos acumulados sobre o álcool como combustível nos últimos 40 anos, apontando novos rumos para o aprimoramento da política de segurança energética’, explicou Luiz Antonio Rossafa, coordenador da coletânea e diretor de Gestão Corporativa da Copel.
De acordo com ele, a coletânea provoca uma reflexão de ações estratégicas e uma análise baseada na questão da produtividade da cana. É um convite para contribuirmos com o desenvolvimento, através de diferentes caminhos e estratégias para aperfeiçoar a produção de energia a partir do álcool, informou o coordenador, ressaltando que a publicação pode ser usada também como uma ferramenta para a elaboração de uma nova estratégia de construção para o país quanto ao álcool combustível.
“Ao editar o livro, o IEL estimula o debate sobre a contribuição do etanol para a solução dos problemas energéticos e ambientais, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para as indústrias brasileiras, visando a geração de renda e empregos de qualidade”, explica Rodrigo Weber, superintendente do IEL Paraná, destacando que a publicação apresenta vários caminhos e estratégias para tornar mais eficiente a produção de energia a partir do álcool.
Ele ainda lembrou que a coletânea é a primeira da série “Indústria em Perspectiva”. O IEL trabalha no sentido de contribuir para a competitividade da indústria brasileira, aperfeiçoando a gestão das empresas por meio de vários instrumentos e ações. Certamente, esse livro é uma delas, a primeira, das próximas que virão”, disse.
“Na medida que o país volta à cena quanto ao etanol, gera mais competitividade, e isso não se pode perder de vista. Essa parceria com a CNI e a Fiep colabora para que um universo maior de pessoas tome consciência disso, da importância do etanol’, revelou Cícero Bley, coordenador de energias renováveis da Itaipu Binacional.
A coletânea foi lançada durante o 4º Congresso Internacional de Bioenergia e 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída de Energias Renováveis e contou com a participação de 60 empresários, pesquisadores e estudantes da área.
A publicação está disponível para download no site do IEL Paraná (www.ielpr.org.br).