Congresso apresenta a sustentabilidade sob diferentes pontos de vista

O evento, que prossegue até sexta-feira no Cietep, em Curitiba, promove uma grande reflexão sobre o papel da educação para os negócios

O primeiro dia do BAWB Global Forum América Latina foi de apresentação de estudos e relatos do II Congresso Acadêmico. O evento, que vai até sexta-feira, irá promover uma grande reflexão sobre o papel da educação para os negócios, com foco na sustentabilidade.

O Congresso selecionou 42 trabalhos, vindos de 13 estados brasileiros, além de Madri e Sevilha.

Assista a reportagem em vídeo

“Conseguimos apresentar trabalhos que aproximam a academia da realidade empresarial, o grande objetivo do Global Forum”, ressaltou Mario Monzoni, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EASP), coordenador do Congresso Acadêmico.

A grande diversidade de relatos e cases foi um dos pontos altos, como a inserção da sustentabilidade em cursos de gestão, a importância do tema para a formação da nova geração de arquitetos, a web a serviço da reciclagem, a experiência de um banco sustentável, a gestão de emissões de gases de efeito estufa na cadeia de suprimentos e o uso da tecnologia para gerar nova fonte de água limpa, entre outros.

Para o coordenador de um dos painéis e relator do case da PUC- SP sobre a inserção da sustentabilidade em cursos de gestão, George Ricardo Stein, a complementariedade das palestras foi importantíssima para o objetivo do evento. “Um destaque também foi a participação de um grande número de pessoas, cerca de 40 por sala”, avaliou Stein.

José Roberto Cavallin apresentou o “Jeito de Educar para o Desenvolvimento Sustentável do Banco Real”, implantado em 1999 e pioneiro neste segmento. “Nós percebemos que a construção de um banco sustentável deveria acontecer por meio da educação”, contou. O modelo educativo adotado pelo banco é formado por um tripé onde o ser humano é o protagonista, o mundo é sustentável e o conhecimento é complexo e sistêmico.

Iraê Cardoso, da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), emocionou a plateia falando sobre a comunicação nas relações humanas e a importância dela nas empresas. “Quem não fala nos ensina a comunicar”, disse Iriê.

O GFAL é uma iniciativa do Sistema Fiep, Case Western Reserve University (EUA) e BAWB (Business as na Agent of World Benefit), realizado pela Unindus (universidade corporativa do Sistema Fiep) e FGV-EAESP, e patrocinado pelo SESI.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR