O planeta está sobrecarregado e exige mudanças urgentes, alerta economista

Jeffrey Sachs, que conduziu palestra de abertura do Global Forum, falou sobre os desafios para a redução da extrema pobreza e para mudar o comportamento no mundo

clique para ampliar Sistema Fiep (Foto: Mauro Frasson)

O planeta está lotado. A Terra está sobrecarregada. Para que a sociedade atual garanta o futuro das próximas gerações será preciso agir rapidamente. Esses foram os alertas feitos pelo economista norte-americano e professor da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, que conduziu a palestra de abertura do BAWB Global Forum América Latina 2009, na noite desta quarta-feira (4), em Curitiba.   

Na opinião do economista é preciso repensar a economia global, focando na redução da extrema pobreza e em novas formas de obter energia. “Para 7 bilhões de pessoas, precisamos de novas formas de energia, novos meios de transporte, novos layouts para as cidades, novos estilos de vida. Nós precisamos planejar o futuro”, afirmou.

A sugestão dele é desenvolver tecnologias alternativas e seguras para o planeta. “Como vamos chegar a uma quantidade de alimentos suficiente para a população sem destruir a Terra? O mercado não vai suprir isso sozinho”, afirmou.

De acordo com Sachs a sociedade está em uma encruzilhada e precisa tomar consciência das opções de caminho que tem para seguir. “São duas direções possíveis: uma é continuar destruindo o planeta; a outra é construir uma nova era com um mundo harmonizado”, disse Sachs. “É preciso tornar a sociedade consciente desses caminhos.”

O BAWB Global Forum América Latina 2009 acontece até esta sexta-feira (6), no Cietep, em Curitiba. O evento é uma iniciativa do Sistema Fiep, Case Western Reserve University (EUA) e BAWB (Business as na Agent of World Benefit), realizado pela Unindus (universidade corporativa do Sistema Fiep) e FGV-EAESP, e patrocinado pelo Sesi.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR