Senai e Sesi recebem a comunidade

Nesta sexta e sábado, unidades das duas instituições em todo o Estado estarão de portas abertas para apresentar seus cursos e serviços aos visitantes

Os interessados em conhecer de perto os cursos e serviços oferecidos pelo Senai e pelo Sesi no Paraná terão uma grande oportunidade neste fim de semana. Na sexta-feira (13) e sábado (14), acontece a primeira edição do projeto Sesi/Senai Casa Aberta. Unidades das duas instituições em todo o Estado promoverão uma série de atividades voltadas para estudantes, empresários e a comunidade em geral.

A programação vai apresentar aos visitantes os serviços oferecidos tanto pelo Senai quanto pelo Sesi nas áreas de educação, ensino profissionalizante e tecnológico, saúde, lazer, esporte e cultura. Na sexta, o evento será aberto a empresários e a estudantes de escolas públicas e privadas.

Para o público empresarial, será apresentada a atuação do Senai e do Sesi em todo o Paraná. Um dos destaques será a divulgação dos cursos e programas de educação profissional do Senai. Além disso, serão apresentadas as consultorias oferecidas pelas duas instituições que contribuem para o desenvolvimento da indústria.

Ainda na sexta-feira, estudantes de escolas públicas e privadas participarão de visitas guiadas às unidades, em que poderão ver de perto, por exemplo, as atividades práticas desenvolvidas pelos alunos do Senai nos laboratórios e oficinas da instituição. Palestras e minicursos com técnicos de diversas áreas também poderão ajudar os jovens na escolha por uma profissão. Outra atração será a exposição de projetos inovadores desenvolvidos durante os cursos por alunos e professores do Senai e do Colégio Sesi.

No sábado, as visitas, palestras e apresentações dos serviços oferecidos por Senai e Sesi se repetem, desta vez abertas a toda a comunidade. Em algumas unidades, haverá ainda uma programação cultural, com apresentações de teatro, filmes, dança, grupos folclóricos e conjuntos musicais. Ações de responsabilidade social também estão previstas.

A programação geral do Sesi/Senai Casa Aberta, a relação das unidades de todo o Estado que participarão do projeto e os telefones de contato para mais informações de cada cidade podem ser vistas no site www.pr.senai.br/casaaberta.

Inscrições

A realização do Sesi/Senai Casa Aberta é uma das ações previstas para divulgar as inscrições para os cursos técnicos do Senai, voltados para pessoas com ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano. Os interessados em ingressar na instituição no primeiro semestre de 2010 já podem procurar o Senai mais próximo para se inscrever nos processos seletivos.

Cada unidade do Estado segue um cronograma próprio de inscrições. Em Curitiba e Região Metropolitana, as inscrições vão até o próximo dia 26 na CIC, no Cietep e em São José dos Pinhais; e até o dia 30 em Rio Branco do Sul e Paranaguá. Na região dos Campos Gerais, os interessados podem se candidatar a uma vaga até o dia 24 em Telêmaco Borba e Jaguariaíva; e até o dia 30 em Ponta Grossa, Guarapuava e Irati. Na região Noroeste, as inscrições podem ser feitas até dia 26 em Maringá e Paranavaí; e até 2 de dezembro em Cianorte e Campo Mourão. Nas regiões Norte, Oeste e Sudoeste, as inscrições se encerram em dezembro, janeiro ou fevereiro, dependendo do município.

About Author