Fiep congrega entidades para debater agenda política em ano eleitoral

Encontros definem linhas gerais de movimento: fortalecimento dos municípios e desenvolvimento local

clique para ampliar Fiep reúne entidades para debater participação política (Foto: Gilson Abreu)

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está congregando instituições de representação empresarial, associações comerciais, clubes de serviços e demais entidades da sociedade civil organizada para construir conjuntamente uma agenda política para 2010, ano em que serão eleitos deputados, senadores, governadores e o próximo presidente da República. A Fiep promoveu ao longo da semana de 26 a 30 de outubro uma série de encontros para ouvir os representantes da sociedade a respeito da natureza de tal agenda e alinhar pontos em comum que possam ser defendidos conjuntamente. No total, 150 pessoas participaram das reuniões. “A união dos diversos segmentos da sociedade e a identificação de uma agenda que possa ser defendida conjuntamente foi um consenso dos encontros”, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

A Fiep promoverá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro o Congresso da Rede de Participação Política, quando se validará o conteúdo da agenda política de 2010. Antes disso, dia 16 de novembro, a Federação será palco para um novo encontro, reunindo todas as entidades participantes do debate, para preparar a pauta do Congresso. “A voz do empresariado deve ser lúcida, forte, respeitada e ter credibilidade por parte da sociedade”, diz Rocha Loures. “Neste encontro vamos fazer uma convergência estratégica para, juntos, chegarmos a uma causa que traduza o sentimento geral da sociedade. Só assim teremos, como cidadãos, a condição de influir nas políticas públicas”, completa. Participaram dos encontros presidentes de sindicatos empresariais, de entidades de representação empresarial, de representação dos trabalhadores, de associações comerciais, associações de municípios e clubes de serviços.

“A temática definida até agora é pela valorização da política pela sociedade civil organizada. A agenda deve tratar de assuntos voltados ao desenvolvimento local e de impacto institucional”, afirma o presidente da Fiep. Entre os temas consensuados pelos participantes dos encontros estão o fortalecimento dos municípios, a revisão do pacto federativo e a defesa do voto distrital misto. “O movimento será pela causa comum, e os candidatos serão convidados a aderir a ele”, complementou Rocha Loures. Para dar continuidade ao debate, a Fiep programou uma série de reuniões em municípios da região metropolitana de Curitiba para ouvir de empresários e lideranças comunitárias seus apontamentos sobre a questão. Esses encontros acontecem na primeira quinzena de novembro.

Impressões – Participantes das reuniões promovidas pela Fiep avaliaram a importância da organização do movimento: “Os empresários devem se envolver na política direta ou indiretamente”, disse o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana. “Temos que recuperar a capacidade do empresariado de fazer política”, afirmou o prefeito de Piraquara e vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão. “O empresário tem que fazer a pergunta: o que eu quero fazer com os impostos que eu pago?”, completou. “Um dos nossos desafios é integrar as áreas técnicas, produtiva e os trabalhadores”, afirmou o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Jaime Sunye. “Temos que identificar espaços por onde a gente tenha uma agenda comum”, disse o presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Paraná, Luiz Ary Gin.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR