Encontros definem mobilização pelo desenvolvimento local

Empresários, jornalistas e produtores culturais têm diálogo com Fiep para construção de movimento pela participação política

clique para ampliar Encontro em Fazenda Rio Grande reúne lideranças (Foto: Rogério Theodorovy)

Ao longo da última semana, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, promoveu uma série de encontros dando sequência aos debates de construção da agenda política de 2010 com diversos setores da sociedade paranaense. Foram realizados encontros com empresários e lideranças comunitárias em Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, municípios da Região Metropolitana de Curitiba, e com jornalistas e artistas e produtores culturais. “Esta é uma ação política de cidadania. É preciso haver um salto de qualidade na gestão dos governos, e a sociedade deve se mobilizar para governar”, afirmou Rocha Loures.

A intenção da Fiep, nas palavras de seu presidente, é servir como uma “catalisadora” da sociedade civil organizada na ponte entre as entidades de representação e o campo político: “Nosso desafio é proporcionar um espaço para a construção de uma agenda convergente para o desenvolvimento”, disse, durante um dos encontros. “E o caminho para isso são as redes sociais. Nosso desafio é fazer elas se engajarem como um movimento político para que a democracia passe a acontecer de fato, completou. Os encontros serviram também para convidar os presentes a participar do I Congresso da Rede de Participação Política, que acontece dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Cietep, em Curitiba.

Merval Pereira participa de debate em Curitiba sobre Nova Ação Política

Durante estes últimos encontros ficou mais uma vez evidenciado o interesse dos participantes em envolver-se mais no debate político: “Este é um modelo cansado, ultrapassado e que não tem mais espaço. E ele vai ficar assim até que a sociedade mais esclarecida o mude”, afirmou o empresário Julio Canestraro, de São José dos Pinhais. “A união e participação de todos é fundamental, principalmente na política. O que existe hoje é um jogo de interesses que não prima pelo interesse maior do cidadão”, disse o empresário Amarildo Boiko, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz).

Os encontros também definiram um aspecto de interesse comum entre todos os participantes: a necessidade de reforçar o papel dos municípios na política, aumentando sua participação na divisão de tributos e lutando pela bandeira do voto distrital, em que o deputado é vinculado diretamente à sua região de origem. “É através do desenvolvimento das localidades que conseguiremos chegar no desenvolvimento do Estado e do País. O avanço de um pedaço do Brasil, como a região metropolitana de Curitiba, pode ser um estímulo para essa experiência ser replicada”, afirmou Rocha Loures.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR