Sesi participa com ações junto às indústrias

O foco do trabalho é conscientizar os trabalhadores sobre a importância do combate ao preconceito

clique para ampliar Cartaz que o Sesi, por meio dos sindicatos empresariais, está enviando às indústrias junto com outros materiais relativos ao tema (Foto: Sesi Nacional)

O Sesi Paraná participa das ações do Dia Mundial de Combate a AIDS, em 1º de dezembro. A entidade, por meio dos sindicatos empresariais, envia às indústrias materiais como cartaz, display de mesa e jogos de memória, além de preservativo masculino, para motivar o diálogo sobre o tema e contribuir para a conscientização dos trabalhadores.

A iniciativa é nacional e será realizada pelos departamentos regionais do Sesi de todo o País. O foco do trabalho da entidade é conscientizar os trabalhadores sobre a importância do combate ao preconceito. É a seguinte a mensagem: “A AIDS não se transmite pela comunicação no ambiente de trabalho. Se o seu colega tem HIV não o discrimine. Ele merece tanto respeito quanto você”.            

Solidariedade – Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. O principal objetivo do Ministério da Saúde é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.

Site exclusivo – O Dia Mundial de Luta contra Aids já tem site: “Todos Contra o Preconceito” – www.todoscontraopreconceito.com.br. São informações interativas sobre como participar da mobilização da campanha do Dia Mundial 2009 “Viver com aids é possível. Com preconceito não”.

O site traz notícias e informações sobre prevenção da aids e o viver com HIV, além do vídeo exclusivo e fotos da ação que aconteceu em São Paulo com o artista plástico Vik Muniz, que fará parte da campanha do Dia Mundial.

É possível inserir a imagem do perfil (avatar), postar próprio vídeo e foto e também utilizar o twitter para mobilizações sobre o dia mundial.

Informações e esclarecimentos sobre o tema são encontrados também nos seguintes links com os sites da Secretaria da Saúde de Curitiba e do Ministério da Saúde:

http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/areastematicas/aids/aids_prevencao.htm

http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/areastematicas/aids/aids_duvidas.htm 

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1443

http://www.aids.gov.br/portalaids_services/main.asp?Team={576AD86E-6687-4F63-8295-8AB268EC58B2}

http://www.aids.gov.br/main.asp?View={CEBD192A-348E-4E7E-8735-B30000865D1C}&Mode=1

http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS16BA7E58PTBRIE.htm

 

About Author