Institucional > FIEP

Angelus vence a etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação 2009

Empresa de Londrina garantiu o primeiro lugar na categoria pequena empresa

clique para ampliar Roberto Alcântara, presidente da Angelus (de gravata vermelha) e Cesar Bellinati, gerente de P&D, comemoram o primeiro lugar na categoria Pequena Empresa (Foto: Divulgação)

A Angelus Produtos Odontológicos, de Londrina, venceu a etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação 2009, na categoria Pequena Empresa. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (08), em Brasília. Além do troféu, a Angelus garantiu recursos financeiro pré-aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para execução de programas de inovação.

“O Prêmio Finep é um instrumento eficaz para estimular e proporcionar a mobilização para a inovação coletiva. Todas as empresas participantes são exemplos para que os outros empresários invistam em inovação”, afirma o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.

Esta é a primeira vez que a Angelus conquista o prêmio nacionalmente. Em 2007, a empresa garantiu o primeiro lugar da região Sul, mas ficou em segundo lugar na classificação nacional. “Isso é resultado de nosso trabalho em pesquisa e inovação. Desde seu nascimento, a empresa possui o foco inovador, e é com isso que estamos trabalhando há 15 anos”, afirma o presidente da empresa, Roberto Alcântara.

Desde 1994, a Angelus atua na fabricação de materiais inovadores para Odontologia. Na área da dentística, por exemplo, desenvolveu uma linha de pinos em fibras de vidro e carbono, mais resistentes e flexíveis do que os disponíveis até então. Com este produto, tornou-se líder de vendas na América Latina.

A empresa mantém ainda um programa de auxílio à pesquisa na área odontológica (Programa Angelus de Apoio à Pesquisa), cujo objetivo é apoiar pesquisadores de universidades públicas e privadas que desenvolvam teses ou monografias ligadas à inovação do setor.

O Prêmio Finep é realizado nacionalmente pela Finep, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Paraná, o Prêmio tem o apoio do Sistema Fiep, por meio do IEL e apoio da Unindus, sua universidade corporativa.

Participações anteriores – Em 2008, o Centro Internacional de Tecnologia do Software (CITS), de Curitiba, garantiu o primeiro lugar na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. Em 2007, o Paraná foi o terceiro estado brasileiro com maior número de projetos inscritos (64) ao Prêmio Finep. O primeiro foi São Paulo (126) e o segundo o Rio Grande do Sul (66). Dos 18 projetos selecionados na região Sul, seis foram do Paraná. Foram julgados 181 projetos inscritos nas categorias Produto, Processo, Média/Grande e Pequena Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia e Inovação Social.

Dois projetos de indústrias paranaenses foram premiados na etapa regional Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007. A Angelus conquistou o primeiro lugar na categoria Pequena Empresa e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) venceu na categoria Processo. Na etapa nacional, a Sanepar garantiu o primeiro lugar e a Angelus, menção honrosa.

Nos últimos anos, o Paraná apresentou evolução no número de selecionados na etapa regional (que contempla os Estados do Sul). Em 2005, dos 18 projetos selecionados – três de cada categoria -, sete foram paranaenses. Em 2006, esse número subiu para 12.

About Author