2007
adiamento da aplicação do FAP de janeiro de 2008 para janeiro de 2009.
Abril de 2007
Início do período de apuração do desempenho das empresas para cobrança do SAT em 2010.
2008
Adiamento da aplicação do FAP de janeiro de 2009 para janeiro de 2010
dezembro de 2008
Encerramento do período de apuração do desempenho das empresas para cobrança do SAT em 2010.
Junho de 2009
Previdência altera Decreto inicial retirando os afastamentos sem nexo com o trabalho do cálculo e reduzindo para 2 anos o período de apuração, antes previsto em 5 anos
Setembro de 2009
Previdência altera, sem comunicação ou negociação, as alíquotas base dos setores;
Previdência divulga o extrato com o FAP das empresas;
Previdência corrige o extrato com o FAP das empresas que estava errado;
Outubro de 2009
Previdência novamente altera o extrato com o FAP das empresas que mais uma vez estava errado;
Empresas não conseguem protocolar recursos administrativos nas agências do INSS;
Empresas iniciam a elaboração de ações judiciais solicitando a correção dos erros dos extratos;
dezembro de 2009
Previdência informa que os recursos administrativos só serão aceitos se enviados para Brasília;
Previdência abre informações que antes estavam ocultas para o cálculo do FAP;
CNI praticamente esgota negociações diretas com a Previdência;
janeiro de 2010
Encerra-se o prazo para envio do recurso administrativo das empresas para Brasília;
Primeiras liminares autorizando depósito em juízo ou não pagamento da alíquota com o FAP começam a ser decididas a favor das empresas pela Justiça Federal;
O volume de ações propostas cresce diariamente tendo resultado favorável às empresas;
fevereiro de 2010
Com a cobrança do primeiro mês afetado pelas alterações da Previdência Social, o número de ações continua crescendo
CNI vai à Casa Civil, que já reconhece erros na metodologia, para solicitar interferência junto à Previdência Social.