Parceria leva Atleta do Futuro a Bandeirantes

O projeto que alia desenvolvimento do esporte a ações de educação será implantado no município pelo Sesi, a prefeitura de Bandeirante e a Indústria Gráfica Altizani

clique para ampliar Na assinatura do convênio, Rodrigo Rocha Loures, o prefeito Celso Benedito; José Roberto Altizani e José Antonio Fares (esquerda) e o presidente do Sindirepa-Bandeirantes, Tamotu Oda. (Foto: Sandro Valério Kloch)

Cerca de 1.200 crianças e jovens, de 07 a 16 anos, estudantes de escolas municipais e estaduais de Bandeirantes vão participar do projeto Atleta do Futuro, que alia o desenvolvimento do esporte à ações de educação e cidadania. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná, a prefeitura de Bandeirantes e a Indústria Gráfica Altizani.

O convênio foi assinado nesta semana, em Curitiba, pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures; o prefeito de Bandeirantes, Celso Benedito da Silva; o empresário e coordenador da Fiep em Bandeirantes, José Roberto Altizani, e o diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares. A solenidade teve a presença do empresário e presidente do Sindirepa de Bandeirantes, Tamotu Oda.   

Desenvolvida pelo Sesi São Paulo e adaptada pelo Sesi Paraná à realidade local, a metodologia do Atleta do Futuro é inovadora, porque foca a criação de hábitos e cultura esportiva, visando o desenvolvimento pessoal e de valores éticos das crianças e jovens.  No Paraná, o primeiro núcleo do projeto foi implantado em 2006, em Toledo, numa parceria com a Sadia e a prefeitura. Em Toledo, onde a metodologia é aplicada no projeto de Ginástica Rítmica.

Atualmente, no Paraná, o projeto envolve f19 mil crianças e adolescentes – filhos de trabalhadores das indústrias e da comunidade em geral. São 32 núcleos, espalhados por 16 municípios, de todas as regiões, implantados em parceria com empresas e com prefeituras. O esporte é desenvolvido em diferentes modalidades.

  Em Bandeirantes, o Atleta do Futuro vai atuar nas modalidades de futsal (previsão de atendimento de 400 crianças); futebol de campo (400 crianças); handebol (250 crianças) e atletismo (150 crianças). As atividades serão desenvolvidas nas instalações esportivas do municípios, nas escolas e nas dependências do Sesi, sob a coordenação de profissionais da entidade.   

About Author