Sesi e Senai Premiam vencedores da Mostra Inova-Cidades Inovadoras

A exposição dos 26 projetos selecionados, bem como a premiação aos vencedores aconteceram durante a CICI2010

Os professores e alunos do Senai e do Sesi Paraná vencedores da Mostra Inova-Cidades Inovadoras foram premiados sexta-feira (12). A exposição dos 26 projetos selecionados para a exposição durante da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), bem como a entrega das medalhas aos três melhores das categorias produto, processo e serviço foram destacadas pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

“Estou muito orgulhoso”, disse ele. “Durante a semana ouvi depoimentos positivos de participantes da Conferência sobre a engenhosidade das ideias propostas e sobre como estava bonita a exposição. Isso demonstra que vocês sabem unir o conhecimento técnico à estética, o que é muito bom”, afirmou. O superintendente corporativo adjunto, Sandro Vieira, que coordenou a CICI2010, disse que a exposição Mostra Inova foi um dos motivos do sucesso do evento. “A exposição teve público durante todo o tempo. Isso é um motivo de orgulho para as casas.

Na mesma solenidade foram comemorados os 67 anos do Senai Paraná. O professor Cesar Gomes Pessoa, que trabalhou na entidade durante 48 anos, recebeu homenagem. “O Senai Paraná vive momento de intensa energia porque a gente está sempre procurando o melhor para atender as pessoas que precisam de qualificação e suprir a necessidades das indústrias por trabalhadores qualificados”, disse o diretor regional da entidade, João Barreto Lopes.

“O Senai atua em estreita parceria com o Sesi e, juntos, cumprimos a missão de facilitar o trabalho e a vida das pessoas”, afirmou. Participaram da solenidade o diretor superintendente do Sesi, José Antonio Fares, gerentes regionais e de unidades, além de colaboradores das entidades.

Cultura da inovação – A Mostra Inova é uma iniciativa do Senai e do Sesi para desenvolver a criatividade, o empreendedorismo e a inovação de seus alunos e professores. As entidades buscam com a Mostra Inova estimular a cultura da inovação no ambiente de aprendizagem, tanto no ensino profissionalizante ofertado pelo Senai como no Colégio Sesi Ensino Médio. O objetivo é formar jovens aptos a pensar a inovação, o que se refletirá no setor industrial, que absorverá o profissional formado pelas entidades.

Lançada em agosto de 2009, a edição Mostra Inova- Cidades Inovadoras reuniu projetos voltados ao design de cidades inovadoras e ambientes favoráveis ao desenvolvimento da indústria. Foram inscritos 55 projetos. Destes, 26 foram selecionados para a exposição e nove receberam medalhas após a avaliação da comissão julgadora. O projeto “Influência do Biodiesel na Lubricidade do Diesel de Baixo Teor de Enxofre” venceu pela votação do júri popular. 

“Foi um resultado muito positivo. Os projetos buscam soluções simples e aplicáveis, que podem contribuir na construção de uma cidade inovadora”, disse Sônia Parolin, coordenadora da Mostra Inova.

CONHEÇA OS VENCEDORES

Categoria: Docentes e Técnicos de Educação
Modalidade PRODUTO
1º  lugar – SENAI-CIETEP
Projeto: Trivia – Veículo Elétrico de Motorização Híbrida
2º  lugar – SENAI-CIETEP
Projeto: Plataforma Móvel para Estação de Metrô
3º lugar – SENAI CIC
Projeto: Influência do Biodiesel na Lubricidade do Diesel de Baixo Teor de Enxofre

Modalidade PROCESSOS
1º lugar – SESI LONDRINA
Projeto: Amigos do Planeta: Fazendo Compostagem na Escola
2º lugar – SENAI ARAPONGAS
Projeto: Calçada Ecológica
3º lugar – SENAI ARAPONGAS
Projeto: Cancelas Automáticas para Linhas Férreas

Modalidade SERVIÇO
1º lugar – SENAI TOLEDO
Projeto: Implantação do Selo Verde em Toledo Visando
Redução de Emissão de CO2
2º lugar – SESI LONDRINA
Projeto: Escopet: desenvolver e Construir a Sustentabilidadeatravés da Cidaddania
3º lugar – SESI APUCARANA
Projeto: Arte no Muro 

Categoria ALUNOS
Modalidade PRODUTO
1º lugar – SENAI LONDRINA
Projeto: Gerador de Água Quente Alternativo
2º lugar – SENAI CASCAVEL
Projeto: Recipiente Plástico para Resíduos de Óleo Comestível Residencial
3º lugar – SESI LONDRINA
Projeto: Bico – 4 Jatos Direcional

Modalidade Processo
1º lugar – SESI/SENAI APUCARANA
Projeto: Cidadania para o Brincar-Parques Infantis Adequados para Deficientes
2º lugar – SENAI CIANORTE
Projeto: Gerenciamento da Sustentabilidade em Pequenos Empreendimentos Rurais
3º lugar – SESI MARINGÁ
Projeto: Mobiliário Urbano e Sustentável

Modalidade SERVIÇO
1º lugar – SESI PATO BRANCO
Projeto: Inovando a Aprendizagem com Brincadeiras de Reciclagem
2º lugar  – SESI IRATI
Projeto: Pilhas e Baterias no CPU
3º lugar – SESI TOLEDO
Projeto: Avenida das Incertezas

About Author