Presidente do Sistema Fiep inaugura Escola de Alimentos Senai Cascavel

A inauguração acontece nesta sexta-feira (19). No mesmo dia, será firmado protocolo com a prefeitura e Sindmadeira para implantação de um centro de treinamento para a área de madeira e mobiliário

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, inaugura nesta sexta-feira (19), às 16 horas, a Escola de Alimentos de Cascavel. Parceria do Senai Paraná e o Sindicato da Industrias de Panificação e Confeitaria do Oeste do Paraná (Sindape), a escola  vai atender a demanda das indústrias do setor por profissionais qualificados.

Antes, às 11 horas, na Sala de Atos da Prefeitura de Cascavel, o presidente do Sistema Fiep, o prefeito Edgar Bueno e o presidente do Sindmadeira, Joanito Bobato, assinam protocolo de intenção para implantação, no município, de um centro de formação e aprimoramento da mão de obra para o setor de móveis e madeira.  O Senai Paraná fará a gestão do centro de treinamento, ofertando os cursos, professores e certificação. A Prefeitura entra com o espaço e a estrutura física. O Sindmadeira fará a articulação junto às empresas para encaminhamento de alunos e, também, para oferta de estágios e de vagas de emprego.

Padeiro e confeiteiro – A Escola de Alimentos Senai Cascavel , que vai funcionar no Centro Integrado do Sistema Fiep, recebeu investimentos de R$250 mil, entre obras e aquisição de equipamentos, provenientes de recursos obtidos em editais do Senai Nacional e também com verbas do departamento regional da entidade.

Com uma área de 250 metros quadrados, a escola ofertará cursos de padeiro e confeiteiro, além de formações para atender o setor de cortes dos frigoríficos. Serão cursos nas modalidades de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento.

A área de alimentos do Senai, que atenderá ao setor de panificação, foi estruturada através de uma parceria com o  Sindap. Segundo o sindicato, existem cerca de 600 panificadoras na região Oeste – só em Cascavel são 110. O setor gera cerca de 7.000 empregos. Com a nova escola, o Senai estima formar até o final do ano, mais de 300 alunos nas ocupações de padeiro e confeiteiro.

Para a realização dos cursos, foram adquiridos equipamentos e utensílios semelhantes aos usados nas indústrias. Nas aulas práticas, o aluno terá acesso a forno industrial, sovador de massas, batedeira planetária, câmara de fermentação, moinho de farinha, balança digital, além de freezer e liquidificar industriais. A primeira turma de aprendizagem já começou. As inscrições para os cursos de qualificação e aperfeiçoamento iniciam na próxima semana. Serão 60 vagas no total, com aulas à noite.

Frigoríficos – A escola de alimentos do Senai ainda terá um espaço para área de carnes, na qual formará profissionais para trabalharem em frigoríficos. Haverá cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento, para formar magarefes, que é o funcionário responsável pela preparação das carnes para os cortes. A maior demanda para essa ocupação na região Oeste é para frigoríficos de aves.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR