clique para ampliar Prefeito Edgar Bueno e o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, assinaram protocolo que garante a implantação do centro de formação em Cascavel (Foto: Paulo Torres) |
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e o presidente do Sindimadeira, Joanito Bobato, assinaram nesta sexta-feira (19) o protocolo de intenção para implantação no município de um centro de formação e aprimoramento da mão de obra para o setor de móveis e madeira. Pelo acordo, a prefeitura de Cascavel cede o espaço e a estrutura física. O Sindimadeira fará a articulação junto às empresas para encaminhamento de alunos e para oferta de estágios e vagas de emprego. E o Sistema Fiep, através do Senai Paraná, será responsável pela gestão do centro de treinamento, ofertando os cursos, o corpo docente e fazendo a certificação.
“A missão do Senai é proporcionar a capacitação profissional, especialmente ao jovem. A instalação deste centro de treinamento será mais um passo para o cumprimento de sua missão”, afirmou Rocha Loures. “Essas parcerias é que podem fazer com que o Brasil comece a andar. Ações deste nível ajudam a impulsionar e qualificar a mão de obra brasileira”, completou o prefeito Edgar Bueno. O presidente do Sindimadeira, Joanito Bobato, salientou a rapidez com que se firmou a parceria entre o sindicato empresarial, a prefeitura e o Sistema Fiep: “Há um ano fizemos a primeira reunião manifestando a necessidade do setor e hoje já temos o compromisso assinado da instalação do centro”, disse.
Cidades Inovadoras – Durante a cerimônia de assinatura do protocolo, o prefeito Bueno destacou o interesse de Cascavel em participar da iniciativa Cidades Inovadoras, parceria entre o Sistema Fiep e a Fundação Opti, da Espanha, lançada durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, realizada na última semana em Curitiba. “Na semana passada estivemos em Curitiba, onde o presidente Rocha Loures nos apresentou o programa das Cidades Inovadoras, e foi um show. Essa é uma ação muito importante para amadurecermos e nos tornarmos melhores gestores”, afirmou.
Bueno citou a inédita experiência das prefeituras de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, que compartilham ideias de planejamento e gestão entre seu secretariado. “Nós temos que estar bem no conjunto da nossa região”, disse.
Imediatamente após a cerimônia de assinatura do protocolo, o presidente da Fiep; secretários municipais de Cascavel; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Marcos Damasceno; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Marcos Teixeira; o presidente do Sindimetal Oeste, Eliseu Zanella; e o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM) reuniram-se no gabinete do prefeito para discutir a possibilidade de implementar o projeto “Cascavel 2030”, aos moldes do programa Curitiba 2030, que serve de modelo para a iniciativa Cidades Inovadoras. “Cada cidade tem suas peculiaridades e precisa de um plano específico para tornar-se uma cidade inovadora”, afirmou Rocha Loures. “Este é um projeto de bem-estar, e a melhor forma de alcançar o bem-estar é através da inovação”, completou o empresário.