Congresso Moveleiro é oportunidade para atualização e troca de experiências

Evolução no número de participantes e na dimensão do evento mostra a preocupação do empresariado no acesso a informações relevantes para o setor. Evento acontece entre 14 e 16 de abril, em Curitiba e Arapongas

clique para ampliar Terceira edição do Seminário Moveleiro, realizada em 2009, reuniu 350 participantes (Foto: Gilson Abreu)

Inovação, design e sustentabilidade já se tornaram obrigação para empresas que querem prosperar. Além de acompanhar o contexto político e econômico, os empresários precisam estar atentos às novidades do mercado e às últimas tecnologias. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, promove, entre 14 e 16 de abril, em Curitiba e Arapongas, o 1º Congresso e 4º Seminário Moveleiro Paranaense. Em um claro sinal da evolução do evento, que foi realizado pela primeira vez em 2006 com apenas 34 participantes, este ano a expectativa da organização é reunir nas duas cidades mais de 1.000 pessoas ligadas ao segmento.

Entre os participantes estarão empresários, representantes de entidades vinculadas ao setor, instituições governamentais e privadas, universidades, centros tecnológicos, marceneiros, arquitetos e designers. O Congresso tem o apoio do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e do Sindicato das Indústrias da Marcenaria de Francisco Beltrão (Sindimadmov). A programação completa pode ser conferida aqui. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

“O crescente número de empresários interessados em participar do encontro mostra a preocupação na atualização e no acesso a informações relevantes para o setor”, afirma o empresário e presidente do Simov, Aurélio Sant’Anna, que acompanhou todas as edições do evento, lançado em 2006 como seminário “Oportunidades para a Indústria Moveleira”. Em 2008, a segunda edição aconteceu em Curitiba e foi transmitida por videoconferência para as cidades de Ponta Grossa, Pato Branco, Londrina, Maringá e Cascavel. Participaram 220 pessoas. Já em 2009, a terceira edição do seminário, novamente realizado na capital, reuniu 350 pessoas.

O empresário destaca que a proposta deste ano é realizar um encontro com maior duração e não apenas em Curitiba (como nas edições anteriores), mas que também envolva os sindicatos do interior. “Temos a certeza de que a união dos diversos polos moveleiros vai trazer benefício para todo o Paraná”, confirma Sant’Anna, ressaltando que, para as próximas edições, a ideia é levar o evento aos outros polos moveleiros do Estado.

O presidente do Sima, Nelson Poliseli, acredita que a realização do Congresso em Arapongas ajudará a dar mais visibilidade ao polo moveleiro da região, considerado o primeiro do país em número de trabalhadores e em consumo de paineis. Arapongas só perde em faturamento para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, por conta do caráter exportador do polo gaúcho. “Será uma oportunidade para que os empresários possam se aprimorar ainda mais. O empresário precisa estar preparado para se adaptar às regras do mercado”, destaca Poliseli.

Setor em expansão – Na avaliação do presidente do Sindimadmov, Leocir Marafon, o setor moveleiro vem crescendo rapidamente no Brasil. “Muitas vezes, o empresário sente necessidade de se inserir no contexto nacional e também estadual, mas, para isso, precisa ter acesso a informações de qualidade e com maior velocidade”, observa Marafron, citando o Congresso Moveleiro como oportunidade para troca de experiências entre os empresários.

Ele explica que, há dez anos, a região Sudoeste do Paraná se destacava como grande produtora de madeira. “Hoje, a região passa por um crescente desenvolvimento industrial, e o setor moveleiro está inserido nessa expansão”, diz.

O Congresso – O 1º Congresso e 4º Seminário Moveleiro Paranaense será aberto no dia 14 de abril no Cietep, em Curitiba, com uma programação de palestras e workshops que se repetirá no dia seguinte, no Expoara, em Arapongas, dentro da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. No dia 16, também em Arapongas, acontece o evento científico, com apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores.

Na programação, um dos destaques é o designer Marcelo Rosenbaum, que fará a palestra de encerramento do evento nas duas cidades. Há mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum®, de São Paulo, Marcelo Rosenbaum trabalha com ênfase nas áreas de design de interiores e de produtos, tendo como inspiração principal os valores da brasilidade. Este ano, ele completa a quarta temporada como criativo do quadro Lar Doce Lar no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão.

Quem também ministrará palestra tanto em Curitiba quanto em Arapongas será o italiano Francesco Balducci, do Centro Tecnológico para a Qualidade da Madeira e do Mobiliário (Cosmob), de Montelabbate, na Itália. Balducci falará sobre a “Gestão do design e a evolução do planejamento na empresa moveleira”. Outro destaque será a apresentação do designer Lincoln Seragini, sócio-presidente da agência Seragini Farné Guardado, de São Paulo, considerado um dos maiores especialistas do país em branding (gestão de marcas).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR