Empresários da indústria elétrica e eletrônica conhecem Programa do IEL

A apresentação foi nesta quinta-feira, em encontro no Cietep. O PQF tem como objetivo gerar ganhos de eficiência e produtividade no setor

clique para ampliar IEL apresenta Programa de Qualificação de Fornecedores para empresários de indústrias elétricas e eletrônicas (Foto: Rogério Theodorovy)

Mais de 30 empresários e associados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica do Paraná (Abinee/PR) participaram nesta quinta-feira (25), em Curitiba, de um encontro sobre o Programa IEL de Qualificação de Fornecedores (PQF). Disponibilizado pelo IEL Paraná para todas as empresas do Estado, o PQF tem como objetivo preparar as empresas para atender às exigências do mercado, aumentando a capacidade produtiva das indústrias e a qualidade dos serviços, visando geração de novos negócios.

O PQF foi apresentado pela gestora do Programa no Paraná, Eliane Vasconcelos, que ressaltou os resultados expressivos alcançados pelas empresas participantes. “Pesquisas realizadas em empresas que já aderiram ao Programa revelaram que há 37% de crescimento nas vendas. O aumento no faturamento bruto é de 58% e o do lucro líquido de 38%”, disse Eliane. Segundo ela, a redução de custos é de 37% e o índice de novos negócios, de cerca de 20%.

Eliane explicou que o resultado se dá devido ao envolvimento e adesão de empresas-âncoras e seus fornecedores. “Isso significa redução de custos na qualificação, melhoria na qualidade, confiança no atendimento, monitoramento de requisitos legais em fornecedores e fortalecimento da imagem de empresa como socioambientalmente responsável”, disse.

Já para os fornecedores, o PQF proporciona modernização da gestão, incremento na competitividade, novos negócios e mercado e qualificação subsidiada.

Consultorias e treinamentos – Pelo PQF, as empresas participam de consultorias e treinamentos desenvolvidos pelo IEL, Sesi e Senai Paraná em parceria com a Unindus, desenhados por âncoras em áreas como gestão estratégica, comercial e financeira, qualidade, ambiental, responsabilidade social e saúde e segurança no trabalho. O Programa é realizado em quatro etapas: sensibilização, diagnóstico, qualificação e certificação.

“Acredito que com a adesão das indústrias elétricas e eletrônicas ao PQF, o setor se desenvolverá, e ainda proporcionará muitos benefícios para a região, através da geração de emprego e qualificação de mão de obra”, afirmou o diretor regional da Abinee, Álvaro Dias Junior, ressaltando que é necessário um setor forte e unido para garantir a competitividade, principalmente quanto aos produtos chineses. 

“Vou aderir ao Programa porque sei da importância de se obter cada vez mais preparação e qualificação para ser uma empresa competitiva”, afirmou Antônio Nunes, diretor-presidente da LabTelecom Soluções Tecnológicas.

Case de Sucesso – O programa já foi implantado com sucesso na Bahia, no Pará, em Rondônia, no Espírito Santo e em Goiás, entre outros Estados. Elizabete Junqueira, gestora de Recursos Humanos do Grupo Mabel, de Goiás, participou do evento e destacou os benefícios em participar do PQF, há quatro anos. “O PQF nos proporcionou otimização do fluxo logístico, aumento da qualidade dos produtos e troca de informações e conhecimentos”, contou.

Convênio – Com a intenção de promover ações que visam à competitividade da indústria elétrica e eletrônica, um convênio foi firmado entre o IEL Nacional e a Abinee, na última terça-feira (23), em São Paulo. Assinado pelo presidente da Abinee, Humberto Barbato , e pelo diretor geral do IEL, Paulo Afonso Ferreira, o protocolo prevê a articulação institucional para a realização de programas de aumento da possibilidade de competição dos associados da Abinee, conforme metodologia desenvolvida pelo IEL. Apesar de assinado por entidades de atuação nacional, a articulação institucional poderá incluir ações com os núcleos regionais do IEL.

Mais informações sobre o PQF no Paraná, através do e-mail: eliane.vasconcelos@ielpr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9441. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR