Senai e Sinditêxtil formam profissionais para a indústria da moda

Primeira turma do curso de Operador em Máquina de Costura recebeu certificado nesta terça. Alunos formados já estão sendo encaminhados para as empresas do setor

A indústria de moda de Curitiba e Região Metropolitana já começa a colher os frutos do investimento feito na Escola de Formação Profissional do Sinditêxtil e Senai Paraná. Criada no ano passado com o objetivo de qualificar profissionais para atender a demanda das indústrias têxteis e do vestuário, a Escola formou nesta terça-feira (6), sua primeira turma de alunos.

Os 26 novos profissionais da moda concluíram o curso de Operador Avançado em Máquina de Costura e já estão sendo encaminhados para as empresas do setor. Eles passarão por processo seletivo e terão a chance de conquistar uma nova colocação profissional. 

clique para ampliar O presidente do Sinditêxtil, Marcelo Surek, destacou que as novas profissionais suprirão a demanda por mão-de-obra qualificada das indústrias de Curitiba e região (Foto: Rogério Theodorovy)

“Conseguimos alcançar 100% do nosso planejamento ao criar a Escola”, avaliou o presidente do Sinditêxtil, Marcelo Surek. Segundo ele, grande parte das indústrias que compõe a cadeia do vestuário, tanto em Curitiba quanto no restante do Estado, necessita de mão-de-obra preparada.

Durante a cerimônia de encerramento do curso, o diretor de operações do Senai Paraná, Marco Antonio Areias Secco,  destacou a presença dos familiares, que foram prestigiar a conquista dos alunos. “O Senai é uma grande família também, criado para preparar pessoas como vocês, que farão a diferença no processo industrial”, disse Secco.

Os alunos que finalizaram a formação praticamente “costuraram” o futuro. No ano passado, eles se matricularam na Escola para cursar Iniciação à Costura Industrial para Moda, com 40 horas de duração. Eram 80 alunos no total. Em janeiro, os melhores dessa turma ingressaram no curso avançado, de 200 horas. Agora, formados, esses mesmos alunos terão oportunidades no mercado de trabalho. 

clique para ampliar Eliete foi a primeira aluna da turma a conseguir um emprego. Na foto, a aluna recebe certificado de um dos representantes do Sinditêxtil (Foto: Rogério Theodorovy)

Como aconteceu com a aluna Eliete da Silva Fadel, que já no dia da formatura estava com o emprego garantido. E não é qualquer emprego, é o primeiro de toda sua vida. “Tenho 41 anos e sempre fui dona de casa. Vi que era hora de fazer algo por mim”, revelou Eliete. Já na próxima segunda-feira ela começa a trabalhar como operadora de máquina de costura da Malharia Santa Helena, na capital.

A aluna Marlene Kerber está seguindo os passos da colega Eliete. Ela fez sua primeira entrevista de emprego também no dia do encerramento do curso. Empolgada com as oportunidades que estão surgindo, Marlene se diz confiante. “Aprendi muita coisa. Eu só conhecia costura reta e agora sei fazer até camisa social”, contou.

Inscrições para nova turma já estão abertas

Quem também tiver interesse de receber qualificação para trabalhar na indústria da moda, já pode se inscrever para a nova turma da Escola de Formação Profissional do Sinditêxtil. São 80 vagas para o curso de Iniciação à Costura Industrial para Moda. Os candidatos passarão por uma seleção e, se tiverem o perfil para o curso, poderão estudar de forma gratuita. Inscrições e informações no Senai Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341) ou pelo telefone (41) 3271-7777.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR