Fiep entrega Medalha do Mérito Industrial no dia 7

Os empresários Roberto Pecoits, Francisco Pennacchi e Marco Antonio Franzato serão homenageados por suas trajetórias

Para marcar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) entregará na próxima segunda-feira (7) a Medalha do Mérito Industrial a três empresários que se destacam pelo empreendedorismo e pela capacidade de se engajarem em ações pelo desenvolvimento econômico e social do Paraná. Os homenageados são Roberto Flávio Pecoits, diretor-presidente da Gralha Azul Avícola, de Francisco Beltrão, Francisco Marcos Pennacchi, diretor da Pennacchi e Cia. Ltda., com sede em Arapongas, e Marco Antonio Franzato, presidente do Grupo Morena Rosa.

“A trajetória empresarial de Francisco Pennacchi, Roberto Pecoits e Marco Antonio Franzato se confunde com a história do Paraná. Não somente pela relevância de seus empreendimentos na economia do Estado, mas sobretudo pela importância que têm na vida das pessoas, das cidades e da cultura paranaense. Trata-se de industriais de espírito empreendedor único e, acima de tudo, criadores”, diz o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Durante o evento, que começará às 19 horas no Cietep, em Curitiba, também será apresentado ao meio industrial o programa de tevê “Por Dentro da Indústria”, resultado de uma parceria da Fiep com a SoftCine Vídeo e com a Rede Massa (SBT) e que tem estreia marcada para o dia 12. A produção, feita com apoio do Sesi e do Senai, passará a ser veiculada todos os sábados, a partir das 9 horas, e terá 30 minutos de duração, nos quais serão tratados temas como produção industrial, inovação, sustentabilidade e educação. Além disso, a Fiep apresentará na solenidade a Agenda Legislativa, uma compilação de projetos de interesse da indústria que tramitam no Legislativo.

O Dia da Indústria é a celebração de um setor que, no Paraná, movimenta 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 750 mil empregos diretos em mais de 42 mil empresas. Desde 1972 a Fiep concede a Medalha do Mérito Industrial aos empresários que, nesse universo, se destacam pelo empreendedorismo, busca pelo aperfeiçoamento e inovação, empenho na defesa da livre empresa, e que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do Paraná.

Homanageados – Os três homenageados deste ano, além de serem exemplos de empreendedores de sucesso, mostram a diversidade da produção industrial do Estado e como ela se espalhou por diversas regiões nas últimas décadas. O empreendimento mais antigo dos três destacados pelo Mérito Industrial é a Pennacchi, uma fabricante de guloseimas fundada em 1962 por uma família que veio de Minas Gerais que soube modernizar sua linha de produção e diversificar as atividades – o grupo hoje também tem um atacado e investiu em reservas florestais.

clique para ampliar clique para ampliarFrancisco Pennacchi, diretor da Pennacchi e Cia. Ltda. (Foto: Divulgação)

“Conseguimos atravessar bem a fase de abertura da economia nos anos 90, o que permitiu que a indústria se modernizasse”, conta Francisco Pennacchi. Hoje, a empresa tem capacidade de produzir 80 toneladas de balas por dia em uma linha de produção moderna, inaugurada em 1995. O executivo é conhecido na região de Arapongas pelo seu empenho em organizar os empresários da cidade. Ele dirigiu a Companhia de Desenvolvimento de Arapongas e a coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis, do qual participa até hoje. Foi também vice-presidente da Fiep e coordenador regional da instituição por 18 anos.

Da mesma geração de Pennacchi, Roberto Pecoits acompanhou a evolução do setor avícola, que, em suas palavras, “passou de criador de galinhas para uma poderosa indústria de alimentos”. “Por isso, vejo o Mérito Industrial como um prêmio para todo o setor”, diz. A Gralha Azul foi fundada em 1971 e hoje é referência na criação de aves para engorda, com capacidade para produzir 6 milhões de pintinhos por ano. Ela também comercializa cerca de 90 mil dúzias de ovos por semana e está investindo na criação orgânica e colonial. A empresa emprega 290 funcionários e tem 45 produtores integrados – modelo que é, segundo o empresário, o segredo do sucesso da avicultura brasileira.

clique para ampliar clique para ampliarRoberto Pecoits, diretor-presidente da Gralha Azul Avícola. (Foto: Divulgação)

“O Brasil investiu e inovou muito para se tornar o segundo maior produtor mundial de frangos. O manejo tem um controle sanitário excepcional com o modelo de integração de pequenas propriedades”, explica Pecoits, que assumiu em 1974 a empresa fundada por sua mãe. “É questão de tempo para ultrapassarmos os Estados Unidos como maiores produtores mundiais.” No Paraná, são mais de 2,5 mil propriedades trabalhando nesse sistema, capaz de transformar 1 tonelada de milho em 600 quilos de frango (que tem valor de mercado mais de dez vezes maior do que o do grão), o que agrega valor à produção agrícola do Estado.

O terceiro homenageado da Fiep é o empreendedor mais recente: Marco Antônio Franzato fundou o Grupo Morena Rosa em 1993 em Cianorte, que na época emergia como um dos principais centros da indústria do vestuário do Paraná. O presidente da empresa também idealizou a criação, há três anos, do Instituto Morena Rosa, que conduz ações de responsabilidade social nas cidades onde produz mais de 200 mil peças de roupas por mês. A companhia é também um exemplo de crescimento rápido. Em 17 anos, já tem 11 unidades espalhadas pelo Estado, emprega mais de 1,7 mil pessoas e tem quatro marcas consolidadas no mercado da moda.

clique para ampliar clique para ampliarMarco Franzato, presidente do Grupo Morena Rosa (Foto: Divulgação)

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR