Fiep entrega Medalha do Mérito Industrial

Empresários Roberto Pecoits, Francisco Pennacchi e Marco Franzato foram homenageados na noite de segunda-feira

clique para ampliar clique para ampliarRoberto Pecoits, Marco Franzato e Francisco Pennacchi (dir), com Mario Gazin e o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. (Foto: Gílson Abreu)

Na noite de segunda-feira (7), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) comemorou o Dia da Indústria com a entrega da Medalha do Mérito Industrial aos empresários Roberto Flávio Pecoits, diretor-presidente da Gralha Azul Avícola, de Francisco Beltrão, Francisco Marcos Pennacchi, diretor da Pennacchi e Cia. Ltda., com sede em Arapongas, e Marco Antonio Franzato, presidente do Grupo Morena Rosa, de Cianorte.

A homenagem, feita anualmente desde 1972, destaca empresários que demonstraram força empreendedora e comprometimento com o desenvolvimento das comunidades onde suas empresas estão inseridas. “Conhecendo a biografia desses três empresários, fica claro que a indústria serve para proporcionar um espaço para que o melhor da natureza humana se manifeste através do trabalho e do empreendedorismo”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Para o presidente da Fiep, o sucesso dos industriais homenageados é fruto de um esforço que supera inclusive as condições longe do ideal proporcionadas pelo Estado brasileiro, que ainda não incentiva de forma adequada o investimento, a inovação e a educação voltados para o setor industrial. “O Estado no Brasil está emperrado, diferente dos países com os quais nós temos de concorrer, onde o Estado é um parceiro”, completou Rocha Loures. Na plateia, além de empresários, estavam presentes os deputados federais Osmar Serraglio (PMDB) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB), o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho, e o diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Juraci Barbosa Sobrinho

Durante a solenidade foi lançada ainda a sexta edição da Agenda Legislativa da Indústria do Paraná, uma coletânea de projetos de lei de interesse do setor industrial que tramitam pelo Legislativo estadual. “Sabemos que a indústria é muito forte economicamente, respondendo por 54% dos impostos estaduais e 56% dos federais e gerando 750 mil empregos diretos. A esta força econômica, porém, não temos a correspondente força política para desempenhar nosso papel na plenitude”, afirmou o presidente da Fiep, que entregou o documento aos quatro deputados estaduais presentes na solenidade: Tadeu Veneri (PT), Reni Pereira (PSB), Fernando Scanavaca (PDT) e Wilson Quinteiro (PSB). (Saiba mais clicando aqui).

clique para ampliar clique para ampliarRoberto Pecoits recebe Medalha do Mérito Industrial de Mário de Mari (Foto: Gílson Abreu)

Homenageados – Os três empresários premiados pela Fiep mostram a diversidade da indústria do Estado. Roberto Pecoits é diretor-presidente de uma companhia do ramo avícola que está entre os principais criadores de pintinhos para engorda do Paraná. A Gralha Azul foi fundada em 1971 e seguiu o crescimento do setor – hoje o segundo maior produtor de frangos do mundo. “Passamos de criadores de galinhas para a condição de uma indústria pujante, que ajudou a fixar no campo pequenos agricultores”, afirmou o executivo, que é também coordenador regional da Fiep em Francisco Beltrão.

“É questão de tempo para ultrapassarmos os Estados Unidos como maiores produtores mundiais”, disse Pecoits, que destacou a vantagem competitiva que o Brasil obteve ao desenvolver o sistema de produção que integra pequenas propriedades. No Paraná, são mais de 2,5 mil propriedades trabalhando nesse modelo. “Posso dizer com segurança que somos os melhores produtores de frangos do mundo.”

clique para ampliar clique para ampliarO presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, entrega Medalha do Mérito a Francisco Pennacchi (Foto: Gílson Abreu)

Francisco Pennacchi é diretor de uma empresa fundada em 1962 e que se especializou na fabricação de balas. Modernizada nos anos 90, a Pennacchi tem capacidade de produzir 80 toneladas de doces por dia. Com o tempo, também foram incorporados outros negócios, como um atacado e áreas de reflorestamento. O executivo está entre as figuras mais ativas de Arapongas, onde ajudou a firmar a presença da Fiep – ele foi coordenador regional da instituição por 18 anos e passou por sua vice-presidência -, e liderou a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis.

“Foi uma fase importante para interiorizar a Fiep e levar o desenvolvimento para a região de Arapongas. Hoje temos, por exemplo, pavilhões de exposições onde fazemos feiras internacionais”, comentou o empresário. Pennacchi destacou que o processo de desenvolvimento do Estado continua e que no caminho terão de ser superadas crises como a que chegou ao País no fim de 2008. “Precisamos reforçar parcerias, pensar no plural e não no individual para que o Brasil continue com um desempenho forte.”

clique para ampliar clique para ampliarMarco Franzato (dir.), recebe o Mérito Industrial do presidente da Fetiep, Luiz ary Gin (Foto: Gílson Abreu)

Empreendedor mais recente entre os homenageados, Marco Antonio Franzato fundou o Grupo Morena Rosa em 1993, tornando-se um dos protagonistas na onda que transformou a região de Cianorte em um polo do vestuário. A companhia cresce a um ritmo de 30% ao ano, tem linhas de produção em 12 cidades do Estado e mais de 1,8 mil funcionários. “A medalha é um prêmio para toda nossa equipe e também para toda nossa região e mostra que uma empresa familiar, se tiver respeito pelos sócios e pelos funcionários, pode crescer e se tornar uma grande empresa”, afirmou o empresário, que também idealizou a abertura do Instituto Morena Rosa, que cuida dos programas de responsabilidade social da companhia.

Neste ano, o grupo passa por uma reformulação, com a criação de uma holding para agregar outros negócios, como um hotel, um colégio e um centro de eventos, abrindo espaço para um plano de expansão da confecção. “Queremos no mínimo estar entre as cinco maiores empresas do setor no País até 2020”, contou Franzato. Atualmente, a companhia produz cerca de 200 mil peças de vestuário por mês, com as marcas Morena Rosa, Valentina, Zinco e Joy.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR