O Senai Paraná realiza nesta semana as solenidades de formatura de 240 alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial e de cursos Técnicos, duas importantes modalidades de ensino profissionalizante ofertado pelo entidade. A formatura envolve os alunos das unidades de Curitiba e Região Metropolitana. Na quarta-feira (14) serão certificados os 150 alunos de nove cursos de Aprendizagem Industrial. Na quinta-feira (15), haverá a formatura dos 90 concluintes de nove cursos Técnicos.
O presidente do Sistema Fiep Rodrigo da Rocha Loures, e o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, participam das solenidades, que acontecem, ambas, no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, a partir das 19 horas. Mais informações, aqui.
Os cursos de aprendizagem industrial são gratuitos, realizados pelo Senai com recursos oriundos das indústrias paranaenses. Destinam-se a jovens de 14 a 24 anos. Os cursos têm duração de um ano e meio a dois anos e desenvolvem nos jovens a competência para atuar no mercado de trabalho.
Nesta quarta-feira, receberão certificados os alunos das unidades do Senai na Cidade Industrial de Curitiba, do Cietep, do Boqueirão e de São José dos Pinhais, dos cursos de auxiliar administrativo e de produção industrial, editoração gráfica, eletrônica industrial, marcenaria, mecânica geral, mecânica industrial, montador de veículos pesados e operador de processos na indústria de alimentos.
Já os cursos Técnicos têm duração de dois a quatro semestres letivos e se destinam a alunos que cursam ou são egressos do ensino médio. O objetivo é formar profissionais para atuar na indústria, com conhecimento teórico e prático nas diversas atividades do setor produtivo. De acordo com o Programa de Avaliação Externa, pesquisa do Senai Nacional, mais de 80% dos alunos formados nos cursos técnicos do Senai em todo o País estão em atuação no mercado de trabalho. No Paraná, esse índice é de 91%.
Nesta quinta-feira, recebem certificados alunos das unidades da CIC, Cietep e Boqueirão, nos cursos de edificações, eletrônica, estilismo e confecção industrial, gestão e produção de alimentos, manutenção automotiva, mecânica industrial, mecatrônica, meio ambiente e segurança no trabalho.
Além da Aprendizagem Industrial e cursos Técnicos, o Senai oferta cursos de qualificação, de aperfeiçoamento profissional e de educação superior, como pós-graduação e MBA. No ano passado a entidades recebeu 100 mil matrículas. A previsão deste ano é de um aumento de 50%, chegando a 150 mil matrículas nas mais diversas modalidades.