Curitiba é palco de mobilização pelo desenvolvimento

Encontro de Agentes Cidades Inovadoras tinha como objetivo incentivar a participação das pessoas em ações voltadas à melhoria do local onde vivem

clique para ampliar clique para ampliarAbertura do Encontro de Agentes: quase mil pessoas com disposição de trabalhar pelo desenvolvimento. (Foto: Gílson Abreu)

Cerca de mil pessoas se reuniram neste sábado (17) no Cietep, em Curitiba, para participar do Encontro de Agentes Cidades Inovadoras. O evento idealizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) tinha como objetivo engajar moradores de Curitiba e Região Metropolitana em ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social do local onde vivem.

Veja a reportagem em vídeo

“A integração entre os atores é fundamental para que as propostas de inovação tenham alcance sistêmico”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Para ele, este é o momento de colocar em prática projetos que estão aparecendo dentro da proposta da iniciativa Cidades Inovadoras, que pretende estimular a construção de ambientes mais inovadores e com foco na sustentabilidade. O encontro foi um avanço porque a partir de temas centrais colhemos a visão do que os participantes enxergam que precisa ser feito para implementar ações na prática.”

“O encontro não é para dizer como as coisas devem ser feitas, mas para que as pessoas encontrem um caminho para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, explicou Augusto de Franco, consultor que organizou o evento. “Queremos que as pessoas andem com as próprias pernas e se engajem em ações concretas”, completou. Para Marília de Souza, coordenadora dos Observatórios Sesi/Senai, a dinâmica do encontro foi bastante produtiva, com grupos ativos e com muitas propostas em mente. “O material produzido aqui permite um estudo para aprofundar nosso planejamento e desenhar novas ações”, comentou.

Durante o encontro, os participantes puderam entrar em grupos de discussão – foram abertas 24 salas, sendo sete voltadas para temas ligados ao desenvolvimento, como transporte e saúde, e 17 voltadas para debates sobre bairros de Curitiba e Região Metropolitana. As principais metas do evento eram fazer com que os participantes apresentassem propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade e formassem uma rede de ação local.

Leia mais sobre o trabalho dos grupos

Tatiana dos Santos, agente de desenvolvimento no bairro Umbará, em Curitiba, viu no encontro uma chance de trocar experiências. “Aqui estou tendo a oportunidade de ver o que está acontecendo nos outros bairros. Isso pode nos ajudar a ter novas ideias para a nossa comunidade”, disse.

O encontro mobilizou também diversas pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, como Milton Rodrigo dos Santos, morador do Campo Comprido e membro da associação de moradores do bairro curitibano. “Moro na periferia e vejo que o meio ambiente precisa de ajuda. Temos que começar com atividades locais, entre os próprios moradores. Se nós mesmos não olharmos para isso, quem vai se importar?”, questionou.

Mauro Algaci Gonçalves da Costa, morador do bairro Santo Inácio, não se intimidou com o dia frio e chuvoso em Curitiba e participou do encontro por acreditar ser importante que os cidadãos despertem para iniciativas voltadas ao desenvolvimento. “Tenho três netos, e quero deixar para eles um mundo melhor. Não podemos pensar apenas no presente. Por isso vim participar das discussões sobre o futuro do meu bairro”, afirmou.

O Encontro de Agentes faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras, criada pela Fiep para colocar à disposição da sociedade ferramentas que ajudem a acelerar o desenvolvimento. Duas delas fizeram a articulação do evento deste sábado, sendo a mais nova o projeto Cidades 2030, que oferece aos municípios uma metodologia para a elaboração de um plano de desenvolvimento de longo prazo – o primeiro a ser concluído foi o Curitiba 2030, apresentado em março deste ano. O outro projeto é o Redes de Desenvolvimento Local, que, através de agentes capacitados pelo programa, mobiliza os moradores dos bairros em torno de uma agenda comum para a melhoria da qualidade de vida.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR