clique para ampliar Empresários podem conhecer as áreas de atuação do Sistema Fiep (Foto: Gilson Abreu) |
As ações e serviços ofertados pelo Sistema Fiep para apoiar as indústrias, bem como os programas institucionais da entidade, estão sendo apresentados em um espaço de mais de mil metros quadrados, dentro da Feira Metalmecânica. Os empresários e o público podem conhecer as áreas de atuação e as ações ofertadas pelo Senai e o Sesi, pela Fiep, IEL e pelo Centro Internacional de Inovação (C2i).
No espaço do Senai-CTM estão equipamentos utilizados para o ensino profissionalizante nas áreas de vestuário, metalmecânica e automação. O Senai Maringá reúne alunos e professores para mostrar os cursos de eletroeletrônica, automotiva leve, mecânica de motor, construção civil e bioprocessos.
O Sesi oferta ao público serviços de saúde, como teste de visão, aferição da pressão arterial e avaliação. Quem quiser, pode passar pelo circuito de avaliação física, que envolve questionário e orientação sobre o chamado pentáculo do bem estar (atividade física, nutrição, controle do estresse, relacionamento social e comportamento preventivo). São apresentados, também, programas da área de educação, como o Colégio Sesi Ensino Médio e Educação do Trabalhador.
Inovação
Criado no ano passado, o C2i é o núcleo do Sistema Fiep que ajuda as empresas, todo porte e segmento produtivo, a inovarem. Na Feira Metalmecânica, os empresários podem conhecer o Plano de Inovação proposto pelo C2i – que abrange avaliação do grau de maturidade da empresa nesta área e, com base neste diagnóstico, uma rota de atividades que permite oportunidades reais de inovação (em produtos e serviços) e também formas de a empresa incorporar processos para que a inovação seja constante, sistemática e estratégica.
O IEL Paraná mostra seu programa de estágio, cujos diferenciais são o banco de perfis com melhores talentos, ferramentas de avaliação de perfil e competência dos talentos e mecanismos inovadores de apresentação dos talentos.
No espaço da Fiep o público pode conhecer as ações do Sistema relacionadas à responsabilidade social corporativa e em prol do desenvolvimento da sociedade. São apresentadas iniciativas como o Movimento Nós Podemos Paraná (que atua para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio); o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (que estimula boas práticas de responsabilidade social corporativa) e a Rede de Desenvolvimento Local (projeto que estimula e orienta as comunidades a implantarem ações que promovam melhoria da qualidade de vida.