Fiep prestará homenagens a empresários na festa de seus 66 anos

Em solenidade no próximo dia 16, em Curitiba, entidade entregará as comendas de Honra ao Mérito e Benemérito da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) completa, no próximo dia 18 de agosto, 66 anos de fundação. A data será comemorada com uma solenidade em Curitiba, dois dias antes (16/08). Na ocasião, a Fiep entregará a condecoração de “Honra ao Mérito” ao industrial Renato Krindges e também a comenda póstuma de “Benemérito da Indústria” aos familiares dos empresários Anísio Tormena e Úrsula Von Borstel Kayser. Também no dia 16, como parte das comemorações, a Fiep promoverá um encontro de lideranças industriais com os principais candidatos ao governo do Estado: Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB).

As homenagens aos empresários serão um dos destaques da celebração pelos 66 anos da Fiep. Elas acontecem durante solenidade marcada para 19 horas do dia 16, no Cietep. Na ocasião, o empresário Renato Krindges receberá a medalha de “Honra ao Mérito”, concedida anualmente pela Fiep a uma personalidade de reconhecida contribuição para o progresso industrial do Paraná. Há 32 anos no ramo do vestuário, Krindges é diretor-geral do grupo Krindges Industrial Ltda, com sede em Ampére, na região Sudoeste do Estado. O grupo possui duas unidades fabris, uma em sua cidade de origem e outra em São Miguel do Iguaçu, na região Oeste, que totalizam mais de 25 mil metros quadrados de área construída e geram mais de mil empregos diretos e outros 1,4 mil indiretos. O grupo produz as marcas de moda masculina Docthos, Aicone e Guilherme Ludwer.

Além disso, a Fiep entregará a comenda póstuma de Benemérito da Indústria, concedida a empresários que tenham prestado serviços de relevância ao parque industrial paranaense. Em 2010, um dos homenageados será Anísio Tormena, fundador da Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana), com sede em Paraíso do Norte, na região Noroeste do Paraná. Uma das principais lideranças do setor sucroalcooleiro do País, Tormena foi presidente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar) e de sindicatos empresariais ligados ao setor. Foi também coordenador do Fórum Nacional Sucroalcooleiro. Tormena faleceu em maio deste ano.

A segunda homenageada com a condecoração de “Benemérito da Indústria” será a empresária Úrsula Von Borstel Kayser. Proprietária da Gráfica Escala desde 1974, Úrsula foi uma das mais ativas lideranças empresariais de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Paraná. Presidiu a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária do município por dois mandatos, entre 2001 e 2004, tendo sido a primeira mulher a dirigir a entidade. De 2005 a 2008, foi secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Rondon. Em 2007, assumiu também a Coordenadoria Regional da Fiep, entidade da qual fazia parte da atual diretoria. Úrsula faleceu em abril deste ano.

Candidatos ao governo

Também no dia 16, abrindo as comemorações por seus 66 anos, a Fiep promove um encontro com os principais candidatos ao governo do Estado. Das 14 às 17h30, no Cietep, Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB) irão conversar, separadamente, com uma plateia composta por lideranças industriais paranaenses. O principal tema em pauta será a Agenda da Indústria para o Desenvolvimento Inovador e Sustentável do Paraná 2011-2014, que apresenta as prioridades do setor para os próximos quatro anos. Cada candidato terá 45 minutos para explanação e 45 minutos para responder aos questionamentos dos empresários.

História

Fundada em 18 de agosto de 1944, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná é a maior entidade empresarial do Estado. Originada da união de nove entidades sindicais, a Fiep reúne hoje 97 sindicatos empresariais que representam mais de 42 mil indústrias em Todo o Estado. A Federação lidera um setor que gera mais de 750 mil empregos diretos e é responsável por um terço do PIB paranaense, 54% da arrecadação de ICMS e 60% das divisas de exportação do Estado. 

Ao longo de seus 66 anos de existência, a Fiep deu suporte ao crescimento do setor industrial paranaense. Como legítima representante da indústria, atua politicamente para estimular o desenvolvimento, a modernização e ampliar a produtividade e a competitividade do parque industrial do Estado. Sua estrutura alcança todo o Paraná, por meio de Coordenadorias Regionais e das unidades do Sesi, Senai e IEL que, junto com a Federação, formam o Sistema Fiep.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR