clique para ampliar ![]() |
O Sesi Paraná e a Prefeitura de Curitiba inauguraram nesta quinta-feira (19), na Escola Municipal Moradias Ribeirão, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a terceira biblioteca do Projeto Sesi Indústria do Conhecimento na capital. Equipada com 3.500 livros e 10 computadores, a biblioteca vai atender 580 alunos, trabalhadores das indústrias e comunidade do entorno, promovendo a inclusão digital e o acesso à cultura.
“Essa parceria com o Sesi e o Sistema Fiep é importantíssima pois se encaixa dentro das propostas da prefeitura de desenvolver o conhecimento, a educação e a cultura”, disse o prefeito Luciano Ducci na solenidade de inauguração. O gerente regional do Sesi, Ademir Vicente da Silva, destacou o papel da indústria nessa iniciativa. “Todos os recursos do Sesi aplicados à Educação são oriundos do setor industrial. Investir em Educação é um compromisso constante do Sesi e do Sistema Fiep. Por meio desse investimento, o Sesi ajuda a promover a inclusão digital e o desenvolvimento”, afirmou.
Participaram também da solenidade de inauguração da Indústria do Conhecimento na CIC, a Secretária Municipal da Educação de Curitiba, Elenora Bonato Fruet; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Everly Marques Canto; o Chefe do Núcleo Regional da Educação do CIC, Antonio Ulisses Carvalho; e a diretora da Escola Municipal Moradias Ribeirão, Valéria Proença.
A Escola Moradias Ribeirão, que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, existe há 26 anos e ainda não tinha uma biblioteca. “O apoio do Sesi e da Prefeitura foram fundamentais para que pudéssemos adquirir um espaço adequado em oferecer às pessoas conhecimento, através de livros e da Internet”, conta a diretora Valéria Proença.
Na parceria, o Sesi Paraná ficou responsável por toda parte de construção e mobília da biblioteca, bem como pela doação de 1.300 livros para o novo acervo. A Prefeitura de Curitiba cedeu o terreno e, a partir de agora, disponibilizará funcionários para atender a unidade.
Batizada de Mário Quintana, em homenagem ao poeta, essa é a terceira biblioteca da Indústria do Conhecimento inaugurada na CIC. As demais unidades ficam nas escolas Álvaro Borges e Professor Dario Veloso.
Indústria do Conhecimento
O Projeto Sesi Indústria do Conhecimento é uma iniciativa do Sesi Nacional em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, para promover a educação e o desenvolvimento humano. O projeto contempla a construção de unidades de 100 metros quadrados cada, com estrutura moderna e inspiradora, equipadas com biblioteca, gibiteca, CDs, DVDs e computadores, disponibilizando o acesso ao conhecimento e a pesquisas, especialmente em regiões com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).