Regionais > Curitiba e RMC

Empresas paranaenses narram suas boas práticas

Saúde, esporte, lazer e cultura fazem parte dos projetos apresentados na II Jornada Sul de Qualidade de Vida, promovida pelo Sesi Paraná e a ABQV, em Curitiba

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes de empresas do Paraná trocam idéias sobre projetos focados na qualidade de vida para os trabalhadores (Foto: Gilson Abreu)

As iniciativas que as indústrias paranaenses têm promovido para melhorar a qualidade de vida de seus trabalhadores foram os temas apresentados na quinta-feira (02), durante a II Jornada Sul de Qualidade de Vida, realizada no Cietep, em Curitiba. Saúde, lazer, esporte e cultura fazem parte das ações, destacando que a qualidade de vida é considerada atualmente um dos pilares a ser seguido pelos gestores empresariais.

“A importância dessa jornada é sensibilizar os gestores para os programas de qualidade de vida dentro das empresas. Acho que o Paraná está no caminho certo, buscando que esses programas sejam não simplesmente bem sucedidos, mas tenham também sustentabilidade”, observou Andréa Leite, do Sesi Departamento Nacional.

O evento realizado pelo Sesi Paraná e a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), com apoio do Sesi Nacional, contou com a presença da analista de Negócios Sociais do Sesi Departamento Nacional, Andréa Leite; da vice-presidente de Eventos e Relações Institucionais da ABQV, Cecília Shibuya; da coordenadora de Esporte e Lazer do Sesi Paraná, Débora de Lara; da gerente administrativa da Imperador Mecânica Industrial; e da gerente de Recursos Humanos da empresa WHB, Rosângela de Camargo.

Alessandra Trindade, da empresa Imperador, contou que a produtividade da empresa cresceu 25% desde que um programa voltado à qualidade de vida foi implementado, em 2008. “Além disso, também detectamos uma melhora na integração de todos os setores da empresa, e uma redução no índice de rotatividade e de faltas no trabalho”, citou Alessandra.

A Imperador, de São José dos Pinhais, oferece aos funcionários programa de alimentação saudável, ginástica laboral, palestras de planejamento familiar e financeiro, campanhas de conscientização sobre variados assuntos, bem como projetos voltados à saúde e lazer, entre outros.

“A WHB, a partir de 2009, implementou um projeto bem elaborado, focado na qualidade de vida, para proporcionar condições aos colaboradores de se desenvolverem física, intelectual e emocionalmente”, afirmou Rosângela de Camargo, representante da empresa, que tem 1800 funcionários, em Curitiba. Alimentação saudável, medicina preventiva, planos de saúde e odontológico, cursos de capacitação e convênios com academias e farmácias, além de atividades de lazer e de cultura, entre outras ações, fazem parte do amplo programa oferecido pela empresa.

“Apesar de ser um projeto novo, já temos percebido os resultados como, por exemplo, a redução dos indicadores negativos”, disse ela, referindo-se a faltas no trabalho e aspectos do clima organizacional.

Segundo Débora de Lara, o Sesi Paraná é parceiro em várias dessas ações de qualidade de vida, como no caso do programa Ginástica na Empresa, que atende 350 empresas paranaenses, beneficiando cerca de 95 mil trabalhadores, diariamente. “Além disso, temos o programa Lazer Ativo, que promove um estilo de vida mais saudável aos trabalhadores e suas famílias, com ações voltadas à atividade física, alimentação, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamentos harmoniosos”, contou ela.

 “O mais interessante é que os próprios colaboradores entendem que tudo isso deve caminhar ao lado da saúde financeira da organização. A empresa não é uma entidade filantrópica e, no caso dos gestores, é preciso mostrar que esses investimentos serão bons também para a empresa”, observou Rosângela, da WHB. Para Cecília Shibuya, da ABQV, “se não tiver essa visão prática, é muito mais difícil que um programa dê certo ou tenha continuidade”.

A II Jornada Sul de Qualidade de Vida, que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi o último de um ciclo de encontros realizado em todo o País. O evento fez parte da Semana de Promoção da Vida Saudável, de 27 de agosto a 3 de setembro, um projeto nacional do Sesi. No Paraná, as atividades com foco no bem-estar, saúde e qualidade de vida estão acontecendo em Rio Negro, Guarapuava, Arapongas, Maringá e Foz do Iguaçu, até sexta-feira, dia 3 de setembro.

 

About Author