Sesi lança campanha de Segurança e Saúde do Trabalho

Meta é atingir 5 mil indústrias e 1 milhão de trabalhadores em todo o país, em 18 meses

Apoiar o Sistema Indústria na divulgação de informações educativas para empresários e trabalhadores, abrangendo ainda, os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, visando à redução de acidentes e doenças do trabalho.  Esse é o objetivo da Campanha Sesi de Segurança e Saúde do Trabalho, lançada em Brasília, terça-feira (28), dentro das comemorações do Dia de Combate ao Acidente de Trabalho. O lançamento foi transmitido por videoconferência para todos os Estados. No Paraná, o evento foi transmitido para Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Desenvolvida pela Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) juntamente com o Sesi Nacional, a campanha terá duração de 18 meses e a meta de chegar a 5 mil indústrias e 1 milhão de trabalhadores em todo o país. O alvo são empresários e profissionais de Recursos Humanos e de Segurança e Saúde do Trabalho que contratam o Sesi, sindicatos e associações industriais.

A campanha contempla os segmentos de Alimentos, Produção de álcool, Construção Civil, Metalurgia Básica, Artigos de Plástico, Produtos de Metais, Máquinas e Equipamentos, Eletricidade, Telecomunicações, Veículos e Indústria Geral.

Para cada setor foi desenvolvido um kit com cartilhas, folders, filmes e baralhos educativos. O material ensina medidas básicas que devem ser adotadas para melhorar as condições de SST, prevenindo acidentes e doenças do trabalho. A partir do dia 28 de abril, os empresários encontrarão na página no www.sesi.org.br/campanhasst informações sobre a campanha, sobre SST, poderão se cadastrar e a partir desse cadastro receber o material.

Os registros de acidentes de trabalho no Brasil e no mundo mostram a importância de se desenvolver ações voltadas à prevenção e redução dos acidentes. Dados de 2008 levantados pela Fundacentro apontam que cerca de 2 milhões de trabalhadores morrem no trabalho por ano. No ano passado, foram registrados 270 milhões de acidentes e 160 milhões de novos casos de doenças relacionadas ao trabalho.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR