clique para ampliar Na primeira ação, 3.600 toneladas de lixo foram retiradas das margens do rio (Foto: Divulgação) |
A limpeza das margens do leito do rio Negro, programada para este sábado (25), foi transferida para o dia 23 de outubro, devido às condições climáticas desfavoráveis. Há previsão de muita chuva para a região, o que dificulta o acesso às margens do rio, de acordo com os organizadores da ação, o Sistema Fiep e as prefeituras de Rio Negro (PR) e Mafra (SC). A iniciativa faz parte do programa “rio Negro água limpa”.
A ação de limpeza vai mobilizar a comunidade para a retirada de lixo das margens e do leito do rio, que separa as duas cidades – Rio Negro e Mafra. “É uma importante ação de responsabilidade socioambiental e queremos que se torne um case de sucesso, de forma a estimular as coordenadorias da Fiep de outras regiões do Estado a desenvolverem iniciativas semelhantes”, diz Milton Bueno, diretor de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep.
Esta será a terceira edição do “rio Negro água limpa”. Na primeira, foram retiradas 3.600 toneladas de lixo das margens e do leito do rio. Na segunda, foram retiradas 1.600 toneladas, segundo a Seluma. Neste ano, a promoção é uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio da Coordenadoria Regional da Fiep, do Sesi e Senai de Rio Negro. A coordenação é das prefeituras de Mafra e Rio Negro, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente.
Está prevista a participação de cerca de 200 pessoas, entre voluntários, que atuarão na retirada do lixo, e estudantes para pedágio e visita às famílias ribeirinhas, em um trabalho de conscientização ambiental. Também serão colocados à disposição das crianças, diversos brinquedos infláveis.
Quem quiser participar como voluntário deve ter mais de 18 anos e fazer sua inscrição nas Prefeituras de Mafra ou Rio Negro, com antecedência. No dia do evento, recomenda-se o uso de calçados fechados e calças compridas. Cada participante vai receber um par de luvas descartáveis para realizar a coleta de detritos do rio e margens.
Apoiam o evento neste ano as seguintes empresas e instituições: CDL – Mafra/Rio Negro, Policia Militar de Mafra e Rio Negro, Seluma, Clube Ecológico Canforeira, Paulo Martins – voluntário, Associação de Catadores – Rio Negro, SAMA – Rio Negro, Grupo Arpão sem Rumo, Sanepar, Secretaria da Saúde – Mafra, Policia Militar de Rio Negro, Corpo de Bombeiros de Rio Negro, Ong Voz do Rio, Casan, Souza Cruz, 5º RCC, Prefeitura de Mafra/ Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros de Mafra, Secretaria da Agricultura Mafra, UNC, Policia Ambiental, Sesi/Senai – Rio Negro (Colégio SESI – Ensino Médio), Supermercado Mig, Supermercado Willner Plus.
Serviço
Rio Negro água limpa
Data: 23 de outubro
Horário: das 8 às 12 horas
Local: concentração a partir das 7h30, na rua Rio de Janeiro, em Rio Negro
Informações: Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Mafra (47- 3641-4040) e de Rio Negro (47-3642 -3880)