Mais de 500 trabalhos serão apresentados durante o 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos – ICBF 2010, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, no Cietep, em Curitiba. O evento ainda terá o 10º Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, e uma iniciativa inédita que vai reunir um grande número de empresas e pesquisadores numa Rodada de Negócios, realizada pelo Centro Internacional de Inovação (C2i), e que irá promover 139 encontros em dois dias.
O ICBF 2010 é uma realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o apoio do SENAI Paraná, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos e da Universidade Positivo. Essa é a primeira vez que este congresso acontece no Brasil, e tem a previsão de receber cerca de mil pessoas, entre empresários, profissionais da saúde como médicos e nutricionistas, engenheiros de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes, do Brasil e do exterior.
Além do apoio ao evento, o Senai Paraná vai apresentar trabalhos e painéis por alunos e professores do curso de Biotecnologia. “Trata-se de um evento de altíssimo nível que oferece uma oportunidade única de conhecer o que de mais importante está sendo feito no mundo, relacionado à área de biotecnologia na indústria de alimentos”, explica Patrícia Charvet, coordenadora do Curso de Biotecnologia do Senai Paraná.
Os trabalhos que serão apresentados no congresso são voltados à inovação e aplicação da biotecnologia na indústria de alimentos. Autores nacionais e internacionais inscreveram 721 projetos. Destes, 525 foram selecionados para participar do congresso. São pesquisas que apresentam avanços nas áreas de aditivos alimentares, enzimas para processamento de alimentos, segurança alimentar, alimentos e bebidas fermentadas, probióticos, alimentos nutracêuticos, entre outros.
Maratona do diálogo
Paralelo ao ICBF 2010, o Centro Internacional de Inovação (C2i) irá promover um encontro inédito entre institutos de pesquisas e o mercado empresarial. Uma Rodada de Negócios irá reunir 24 empresas, 20 institutos de pesquisas e 43 pesquisadores para discutir, em dois dias, as necessidades das empresas e as oportunidades em PD&I.
De acordo com o gestor de inovação do C2i, Filipe Cassapo, a Rodada de Negócio é fruto de uma pesquisa que identificou, de um lado a necessidade e o desejo dos empresários para inovar e tornar seus negócios mais competitivos e, do outro lado, o que os institutos de pesquisas podem ou já estão desenvolvendo para atender a indústria de alimentos. “O resultado dessa pesquisa será discutido em 139 encontros de 30 minutos, que serão realizados em dois dias. É o conceito mais clássico da transferência de conhecimento e tecnologia entre a universidade e a empresa, explica.
Cassapo explica que a ideia desse formato de diálogo, de 30 minutos cada, não pretende solucionar todas as demandas de empresas e centros de pesquisas, mas sim de promover a reflexão do que precisa e do que pode ser feito. “Pretendemos fazer com que ambos saibam das necessidades, oportunidades e dificuldades de cada lado e, com isso, estreitar o relacionamento entre duas partes que se completam mais ainda conversam pouco”, finaliza.
Sustentabilidade e qualidade alimentar
Para o 10º Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que também acontecerá durante o congresso, os temas em destaque serão: o resíduo agroindustrial e o meio ambiente; a qualidade dos alimentos; nutrição, saúde e alimentação; processos e desenvolvimento de produtos.
Histórico – O ICBF é fruto de um fórum de discussão formado em julho de 2004, na Universidade Blaise Pascal (UBP), em Clermont-Ferrand, na França. Desde então o evento vem sendo realizado a cada dois anos em países distintos. Durante o congresso acontecem palestras, mini-cursos, debates e apresentação de trabalhos dos participantes.
O objetivo é promover uma interação entre cientistas, professores, alunos, profissionais e empresários que trabalham na área de ciência e tecnologia de alimentos, em especial biotecnologia industrial. No evento são apresentadas as mais recentes pesquisas sobre processos e produtos realizadas internacionalmente e nacionalmente nas universidades, institutos e empresas.
Para esta edição, serão 75 palestrantes do Brasil e de países como Índia, França, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Austrália, Canadá e Estados Unidos, que irão debater as maiores descobertas em tecnologia, engenharia e a biotecnologia de alimentos. Mais detalhes do congresso no site www.icbf2010.com.