Cifal Curitiba busca parcerias no Uruguai

Encontros com executivos de organizações internacionais em Montevidéu abriram oportunidades de atuação

 

clique para ampliar clique para ampliarEncontro no escritório do PNUD em Montevidéu serviu para identificar oportunidades de ação (Foto: Divulgação)

Representantes do Centro Internacional de Formação de Atores Locais da América Latina (Cifal Curitiba) participaram no fim de outubro de encontros de aproximação com diversas entidades internacionais em Montevidéu, no Uruguai. O primeiro fruto das conversas foi uma parceria com o Mercocidades – uma rede que reúne mais de 200 municípios do Mercosul. Também foram feitos contatos com o escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A parceria com o Mercocidades vai permitir a troca de experiências do Cifal com o Programa In, que capacita as cidades para que viabilizem projetos de desenvolvimento urbano. Com isso, o Cifal usará sua metodologia para formar pessoas de municípios participantes do Programa In.

“A primeira ação será já durante a 15ª Cúpulado Mercocidades, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, em Belo Horizonte. Vamos oferecer um workshop sobre fontes de financiamento para desenvolvimento urbano com enfoque social”, conta Vinicyus de Mattos Carneiro, coordenador de relações internacionais do Cifal Curitiba. No encontro, do qual participaram Jorge Rodriguez, gerente do Programa In, e Mayke Gorosito, assessora técnica do Mercocidades, também foram acertadas outras ações semelhantes para 2011.

No escritório do PNUD, o trabalho do Cifal Curitiba, que desde o início do ano é coordenado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), foi apresentado para o Silvia Pagnetto, assessora do coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Uruguai, Marcos Dotta, coordenador especialista da ONU, e dois representantes do Programa Art, da ONU, Elcira Berrutti e Fabian Pons. Um dos pontos em comum levantados no encontro foi a atuação do Programa Art em cidades de fronteira, que são um dos temas que serão tratados pelo Cifal Curitiba em 2011.

Também foram encontrados interesses em comum com o BID Uruguai, o que pode servir como um ponto de apoio para a expansão das atividades do Cifal Curitiba para outros países da região. A especialista setorial do BID Uruguai Veronica Adler detalhou alguns dos projetos do banco, como um programa de revitalização de cidades e linhas de financiamento que podem ser divulgadas em toda a América Latina através do Cifal. Outras oportunidades de parceria que apareceram na conversa foram para a capacitação de gestores públicos dos governos locais no Uruguai, atuação na área de sustentabilidade e no tema das fronteiras.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR