Cascavel receberá no feriadão de 15 de novembro mais de 1.800 trabalhadores de indústrias de todo o Paraná para a etapa estadual dos Jogos do Sesi 2010. Maior e mais tradicional competição esportiva classista do País, os Jogos do Sesi reunirão equipes de 132 indústrias, que disputarão o título de campeãs paranaenses em 16 modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futebol sete, futsal, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, bocha, bolão, bola 8, dominó, xadrez e truco.
Os Jogos do Sesi são uma iniciativa do setor industrial, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria, em todo o Brasil. O Sesi Paraná coordena a competição em todo o Estado. Os campeões paranaenses de todas as modalidades garantem vaga para o Sul-Brasileiro, que acontece de 03 a 05 de dezembro em Pelotas (RS).
Na região Oeste/Sudoeste, 37 empresas inscreveram suas equipes na competição – o maior número do Estado. São indústrias dos municípios de Cascavel, de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e de Ampére.
De Curitiba e Região Metropolitana participam 31 empresas da capital, Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Na região dos Campos Gerais, 26 empresas de Ponta Grossa, Guarapuava, Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Irati, Pinhão, São Mateus do Sul e União da Vitória participam.
A região Norte tem 23 empresas inscritas. Elas representam os municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina, Ivaiporã, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora. Já do Noroeste participam 15 empresas de Paranavaí, Campo Mourão, Maringá, Cianorte, Umuarama e Tamboara.
As competições acontecem em 13 locais, como o Ginásio do Sesi Cascavel, Centros Esportivos, Centros de Treinamento e demais ginásios. A relação completa dos locais onde ocorrem as competições, bem como as modalidades disputadas em cada um deles, está disponível aqui.
Confira as empresas participantes de cada uma das regiões:
Curitiba e RMC: PK Cables, Volvo, Copel, Plumatronix, Britanite, CNH, Correios, Denso, Drimec, Eletrofrio, Furukawa, Germer, GT Technologies, Kraft, Neodent, Positivo Informática, Bosch, Ronconi, Sanepar, Siemens e WHB Usinagem, de Curitiba; Herbarium, de Colombo; Kabel, de Almirante Tamandaré; Petrobras, de Araucária; Votorantim, de Rio Branco do Sul; Botica, Brose, Mecânica Imperador, Nutrimental, Renault,e Volkswagen, de São José dos Pinhais.
Campos Gerais: Águia Sistemas, Continental, Copel, Correios, Louis Dreyfus, LP Brasil, Racional, SGS Agricultura, Tetra Pak e W3, de Ponta Grossa; Kadesch, de Irati; Alpha Carbo, Cia Força e Luz, Correios e Santa Maria, de Guarapuava; Braslumber e Scancom do Brasil, de Telêmaco Borba; Braspine, de Jaguariaíva; Copel e Eletrobras, de Pinhão; Petrobras, de São Mateus do Sul; Construtora Campos Gerais e Yasaki, de Irati; e GR Extração, Hobi e Juno Esquadrias, de União da Vitória.
Oeste/Sudoeste: Ghel Plus e Gaam, de Ampére; Alibra, Faville, Hort, Marechal Fibras e Milkles, de Marechal Cândido Rondon; Bombonatto, Copel, Correios, Sanepar, Sadia, Multipet e Prati’Donaduzzi, de Toledo; Cettrans, Conceito Engenharia, Copel, Correios, Dalpare, Liquigás, Mascarello, Spaipa, Tuicial e V. Albiero, de Cascavel; Copel, Correios, Furnas e Itaipu, de Foz do Iguaçu; Copel, Correios, Duranox, Marel, Raffer e Sadia, de Francisco Beltrão; e Fapolpa, Finity Móveis e Visum Sistema, de Pato Branco.
Norte: Leather, Caramuru, Correios, Quimicalmil e SL Cereais, de Apucarana; Caemmun, DJ Móveis e Móveis Estrela, de Arapongas; Copel, Correios, Deltaplam, Hydronorth, Itapbemis, J. Macedo, Midiograf, Milênia, Rabbit, Sanepar e White Martins, de Londrina; Furnas, de Ivaiporã; Laticínios Carolina, de Ribeirão Claro; Sanepar, de Santo Antônio da Platina; e Frangos Pioneiro, de Joaquim Távora.
Noroeste: Belatriz Artefatos, Citri e Tooling, de Paranavaí; Cohapar e Sanepar, de Campo Mourão; Copel, Correios, Gelita e Lightsweet, de Maringá; Copel, Correios, Morena Rosa e PL Indústria, de Cianorte; Copel de Umuarama; e Podium, de Tamboara.