Curitibanos querem reformas tributária e política e melhoria nos bairros

Grupo, formado por voluntários da Rede de Participação Política, define ações prioritárias

 

clique para ampliar clique para ampliarGrupo de voluntários da Rede de Participação Política define ações para Curitiba (Foto: Divulgação)

A necessidade de lutar pelas reformas política e tributária e o levantamento das principais demandas dos bairros foram os principais itens apontados pelo grupo de voluntários que integram o Núcleo de Curitiba da Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Faciap. O grupo de Curitiba, criado no final de outubro, reuniu-se na última terça-feira (09), no Cietep. Deste encontro, três planos começaram a tomar forma de projeto, com a meta para serem aplicados até o final do primeiro semestre de 2011 – reforma tributária, reforma política e pesquisa de demandas dos bairros.

A elevada carga tributária no País é uma das grandes preocupações. O grupo entende que tantos tributos restringem o poder de compra da população e oneram a atividade industrial, gerando desemprego. Uma das ações previstas é o apoio do grupo na distribuição da cartilha ‘A Sombra do Imposto’. A cartilha, publicada pela Fiep, alerta a população sobre o peso que os impostos têm no poder de compra dos brasileiros e aponta as vantagens de uma diminuição da taxação.

Os recentes escândalos do meio político que indignaram os brasileiros foram também abordados no encontro. A intenção do grupo é atuar por meio do diálogo com a população para o esclarecimento da situação política atual e buscar a conscientização sobre a necessidade de mudança no sistema político-eleitoral.

Demanda dos bairros – Com o objetivo de atuar também de forma local, a ideia de pesquisas de demanda dos bairros foi traçada como meta para a continuação dos trabalhos do núcleo. O grupo pretende gerar uma lista de demandas dos bairros para atuar na resolução dos problemas por meio da articulação dos moradores e atuação comunitária, algo similar ao que acontece em outro programa da Fiep, denominado Redes de Desenvolvimento Local – que busca gerar o estímulo aos moradores para que trabalhem pelo desenvolvimento de suas localidades.

Rômulo Bronzel, que integra o núcleo curitibano da Rede de Participação Política, sugeriu que uma das possíveis ações para alcançar a população nos bairros seria promover a criação de equipes de esporte nas próprias localidades, gerando união entre os moradores e combatendo outros problemas, como o uso de drogas pelos jovens.

“É possível estimular a criação de times de futebol, vôlei e outros esportes nos próprios bairros, assim é possível combater um dos principais problemas que temos hoje, que é a utilização de drogas e a violência entre os jovens, gerada pelo tempo ocioso que eles possuem. Assim nós também podemos causar uma integração entre os moradores e entre as escolas nas localidades e, futuramente, em toda Curitiba”, afirma.

Durante o encontro houve também a visita de participantes do núcleo de articulação da Rede em Ponta Grossa, que já desenvolve ações desde 2008. Entre as metas já alcançadas pelo grupo estão o plantio anual de mudas na cidade, a distribuição de mais de 80 mil cartilhas sobre o voto responsável e a organização de eventos em datas comemorativas, como o estímulo à leitura no dia do livro. A articuladora da Rede na cidade, Adriana Kurovski, relacionou o sucesso das ações em Ponta Grossa à existência de ‘animadores’. “É muito importante que existam pessoas que motivem os outros, que se responsabilizem pelos projetos e ações para que exista uma continuidade e os resultados concretos sejam alcançados”, ressalta.

Em complemento, foram propostas parcerias entre os núcleos para ações que englobam uma atuação regional e estadual. A princípio, a intenção é atuar num planejamento para trabalhar a conscientização política com as crianças, em parceria com as escolas. Nei Ribas, um dos membros do núcleo de Ponta Grossa, afirmou o seu desejo de expandir a ação que já acontece com as crianças na cidade para todos os municípios do Paraná. “O trabalho com as crianças é a menina dos olhos do nosso programa, pois a solução para um país melhor passa pela educação das crianças, e elas têm o poder de influenciar suas famílias”, argumenta.

O próximo encontro do núcleo de articulação da Rede de Participação Política em Curitiba ocorre no dia 25 deste mês, às 19h30, no Cietep. Informações pelo (41) 3271-7404 ou e-mail: rede@fiepr.org.br. Acesse: WWW.participacaopolitica.org.br e fique atualizado com as notícias políticas dos principais jornais do País.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR