O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, disse nesta quinta-feira (25), durante o 2º Seminário de Dependência Química, que no ano que vem o Colégio Sesi Ensino Médio será instalado nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com problemas relacionados ao consumo de drogas.
Na sua palestra, o presidente da Fiep destacou a influência da educação de qualidade na prevenção do consumo de drogas. “O Colégio Sesi forma empreendedores através de modelos inovadores para uma educação transformadora”, disse Rocha Loures no evento, que foi realizado no Cietep, em Curitiba. Iniciada em 2005, a rede de Colégio Sesi é formada hoje por 41 unidades, que abrigam 6 mil jovens, de todas as regiões do Estado. A meta é dobrar o número de matrículas em 2011, chegando a 12 mil alunos.
O 2º Seminário de Dependência Química foi promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil em parceria com o Sesi e o Movimento Nós Podemos Paraná. O objetivo do evento foi divulgar formas de ajudar pessoas e entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos.
Além do esforço para contribuir com a educação dos jovens com o Colégio Sesi, Rodrigo Rocha Loures destacou também o trabalho realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). “A metodologia de mobilização utilizada pelo Nós Podemos Paraná desenvolve o capital social dos municípios. Conquistamos uma capilaridade sem precedentes nos programas já realizados no Paraná”, destacou.
Os ODM foram definidos em 2000 durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. O Paraná é o estado do país que mais avançou neste sentido e a Fiep articula o Movimento Nós Podemos Paraná com o objetivo de mobilizar ações para o alcance dos ODM.