Empresa de Londrina contrata alunas do projeto “Mulheres Inventando Moda”

Ação do Sesi/Senai e da Prefeitura de Londrina, o projeto oferta qualificação profissional e formação cidadã. A primeira turma se forma neste sábado (26), já com contrato de experiência na G Baby

 

clique para ampliar clique para ampliarPrimeira turma do projeto Mulheres Inventando Moda, na Casa da Mulher, em Londrina (Foto: Divulgação)

O Sesi e o Senai Paraná e a Prefeitura de Londrina realizam neste sábado (26) a formatura da primeira turma do projeto “Mulheres Inventando Moda”. As 17 alunas participantes, todas de famílias de baixa renda, receberam, além de qualificação profissional na área de confecção, a formação cidadã, que trabalhou questões como equidade de gênero, saúde preventiva e empreendedorismo.

As alunas recebem seus certificados já com uma perspectiva das mais positivas no mercado de trabalho: elas serão recrutadas para trabalhar em uma  indústria de confecção de roupas infantis. A iniciativa partiu do empresário Fábio Guerra Pereira, da G Baby, que vai contratar as formandas por um período de experiência de 90 dias, ao fim do qual poderão ser efetivadas.

“Temos carência de mão de obra no setor industrial e o Senai, que é uma instituição de muita credibilidade, está ajudando a solucionar a situação por meio de projetos como esse”, disse Pereira.

A formatura acontece no Centro de Convivência do Senai, com a presença do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures; do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e da secretária Municipal da Mulher, Sueli Gualhardi. .

O projeto Mulheres Inventando Moda oferta qualificação profissional na área de confecção, em conjunto com uma formação cidadã, trabalhando questões de equidade de gênero, saúde preventiva e empreendedorismo. O objetivo é proporcionar às mulheres com mais de 16 anos e que tenham concluído o ensino fundamental, noções de cidadania mais plenas e capacitação para conquistarem melhores condições de inserção no mercado de trabalho.

Londrina é a primeira cidade paranaense onde o projeto foi implantado. O curso foi dividido em dois módulos – formação cidadã (48 horas) e formação profissional (112 horas), totalizando 160 horas -, e as aulas aconteceram três vezes por semana, das 13h30 às 17h30.

Nas segundas e sextas-feiras, no Senai, as alunas aprenderam a manusear a máquina reta e receberam noções sobre tecnologia da confecção. Nas quartas-feiras, as aulas aconteceram na Casa da Mulher – espaço mantido pela prefeitura -, com profissionais do Sesi que abordaram temas como autoconhecimento, relações interpessoais, cuidados com a saúde e o meio ambiente, relações de trabalho, ética e cidadania.

“Essa oportunidade que as alunas tiveram para trabalhar assuntos tão importantes é significativa, pois o que aprenderam vai se refletir não apenas em suas vidas, mas na vida de outras mulheres, na medida em que atuarão como multiplicadoras dessas informações”, afirma a secretária da Mulher, Sueli Galhardi. “Consideramos essa parceria entre o Sesi/Senai e a prefeitura de Londrina de extrema relevância, por isso pretendemos dar continuidade a esse projeto”, ressalta ela.

“Por meio dos conhecimentos adquiridos no projeto, essas mulheres terão novas oportunidades e poderão construir, de agora em diante, uma história diferente daquela que construíram até agora”, observou a gerente do Sesi de Londrina, Lucilene Furlan.

A formatura das alunas do curso Mulheres Inventando Moda vai contar com a presença do gerente do Sesi/Senai Regional Norte, Almir Gaspar, e dos gerentes do Senai Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira, e do Sesi Londrina, Lucilene Furlan.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR