Música, dança e teatro marcaram a Mostra das Oficinas de Artes do Colégio Sesi, realizada quarta e quinta-feira (1 e 2), no Teatro Sesi/Cietep, em Curitiba. Alunos das unidades de Curitiba e Região Metropolitana mostram o que aprenderam nas oficinas ministradas no contraturno escolar. “Queremos ampliar o conhecimento dos jovens usando a arte como ferramenta sensibilizadora e educadora”, diz a gerente de Cultura do Sesi Paraná, Anna Zétola.
Nesta quinta-feira a Mostra terá apresentações de teatro. Na quarta-feira, um público formado por mais de 600 pessoas aplaudiu e vibrou com as apresentações de música e dança de 135 alunos das unidades do Colégio Sesi do Boqueirão, Fesp, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Portão, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.
Além de Curitiba e RMC, as oficinas de arte acontecem nos colégios de Maringá, Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Bandeirantes, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Toledo, Ponta Grossa e União da Vitória. A intenção para 2011 é realizar uma mostra estadual, com a participação de alunos de todas as unidades do Paraná.
Talita Luiz da Silva, 15 anos, da unidade Fesp, participou da oficina de música, com um grupo vocal formado por 25 alunos. “A música ajudou a me expressar melhor. Agora tenho mais facilidade para apresentar trabalhos na escola”, disse ela. O professor André Dittrich, da Escola de Música Villa Lobos, parceira no projeto, elogiou a iniciativa. “A juventude quer mostrar seu trabalho, mas às vezes não sabe como. Essa é uma boa forma de encontrarmos novos talentos no Paraná”, afirmou ele.
As apresentações de dança foram temáticas. Cada escola estudou a cultura de um país (Egito, Índia, Espanha, África, Japão, EUA, e Cuba) e apresentou uma dança típica. Os alunos de Fazenda Rio Grande, por exemplo, lotaram o palco em uma apresentação de dança sobre a África. “Percebemos que os alunos criaram um vínculo maior com a escola e, além disso, todos apresentaram melhoria na oralidade e forma de comunicação”, observou Meiriane Nico, pedagoga da unidade Fazenda Rio Grande.
A oficina de dança foi o primeiro contato de Maiara Baido Donato, de 16 anos, de Rio Branco do Sul, com o universo cultural. “Foi uma experiência muito legal. Não sabia que conhecer a cultura de um país através da dança fosse tão interessante”, disse a aluna, que apresentou a dança espanhola.
O Sesi contou com o apoio de parceiros para a realização das atividades. A oficina de música teve a parceria da Escola de Música Vila Lobos, e a de dança, do Fetzer Centro de Dança. Já a oficina de teatro conta com o apoio da Araucária Produções Artísticas.