Fiep aponta queda de 0,55% nas vendas da indústria paranaense em outubro

Mesmo com o resultado, Departamento Econômico da entidade aposta que o setor fechará 2010 com o melhor desempenho de sua história

As vendas industriais paranaenses tiveram em outubro uma redução de 0,55% em relação a setembro, em uma oscilação atípica para essa época, quando normalmente o segmento apresenta o maior índice de produção no ano. Apesar do resultado, as indústrias do Estado fecharam os dez primeiros meses do ano com um aumento de 7,87% em suas vendas em relação a igual período de 2009. E mesmo com a provável redução na atividade industrial em novembro e dezembro, a expectativa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), responsável pelo levantamento, é que as vendas de 2010 superem as de 2008, até agora o melhor ano do setor no Estado.

O coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, explica que, acompanhando a série histórica, era de se esperar um acréscimo da atividade sazonal da indústria no período pesquisado. “Em geral, outubro apresenta crescimento frente a setembro porque a atividade industrial se encontra neste mês no seu maior nível”, afirma. Porém, em outubro passado foram registrados desempenhos negativos em dez dos 18 gêneros analisados. A redução atingiu inclusive duas das três categorias que possuem maior participação relativa nas vendas industriais do Estado: produtos alimentícios e bebidas, com -1,77%, devido a uma menor demanda no período; e fabricação e montagem de veículos automotores, com -5,54%, por conta do menor número de dias trabalhados em outubro.

Entre os gêneros de maior peso, apenas petróleo e produção de álcool ampliou suas receitas, com crescimento de 7,53% em relação a setembro. Já entre os maiores crescimentos, destacaram-se os do setor do vestuário (10,12%), graças às vendas da coleção primavera-verão; e móveis (7,5%), devido ao aumento da demanda sazonal para o fim de ano.

Mesmo com a queda registrada em outubro, as vendas da indústria paranaense nos dez primeiros meses de 2010 estão em um nível bastante superior às do ano passado, com aumento de 7,87%. Isso porque 17 dos 18 gêneros pesquisados tiveram resultados positivos no acumulado do ano, com destaque para veículos automotores (+36,65%), máquinas e materiais elétricos (+27,51%) e couros e calçados (+27,38%). O único gênero que apresentou redução foi edição e impressão (-12,01%).

Recorde

O desempenho nos dez primeiros meses de 2010 ainda está 0,5% abaixo do registrado no mesmo período de 2008 – melhor ano da série histórica pesquisada pela Fiep. Mas mesmo apostando que novembro e dezembro deste ano também terão resultados negativos em relação aos meses anteriores, Maurílio Schmitt acredita que a indústria paranaense ainda fechará 2010 como o melhor desempenho de sua história.

“Em novembro de 2008, a indústria paranaense sentiu fortemente a influência da crise internacional, apresentando queda nas vendas industriais de mais de 13%”, lembra o economista. “Por isso, mesmo se a redução sazonal neste fim de ano for de até 5% em novembro e dezembro, 2010 passará a ser o melhor ano das vendas industriais no Paraná desde 1986, quando a Fiep iniciou a medição de desempenho e avaliação de conjuntura do setor”, completa.

Segundo Schmitt, fatores como o nível de emprego e a utilização da capacidade instalada levam a crer que a atividade industrial paranaense se mantém em patamares elevados. “A utilização de capacidade instalada, que tinha se reduzido de 81% em julho para 76% em agosto, recuperou dois pontos percentuais em setembro e mais dois em outubro, situando-se em 80%. Com esses dados, a utilização média do ano está no mesmo nível de 2008, que foi de 79%”, afirma. “Já o nível de emprego também apresentou queda de 0,55% em outubro, mas acumula no ano um acréscimo de 4,74%, tornando 2010, nos dez primeiros meses, o ano de maior nível médio de emprego na indústria do Paraná”, acrescenta.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR