A Fiep passará a contar, a partir de 2011, com um fórum específico para discutir a questão dos impostos no Brasil. A diretoria da entidade aprovou, em sua última reunião, a criação do Conselho Temático de Assuntos Tributários. O grupo será coordenado pelo vice-presidente da Fiep Edson Luiz Campagnolo, que já está à frente da campanha da entidade pela reforma tributária.
Segundo Campagnolo, o Conselho Temático tem a intenção de congregar o maior número possível de forças da sociedade para debater a elevada carga de impostos brasileira e propor soluções que amenizem o problema e aumentem a competitividade do País. “Queremos reunir entidades da sociedade civil organizada, além de economistas e institutos de pesquisa tributária, em um grande fórum de discussão sobre os impostos”, afirma.
Para o vice-presidente, a criação do Conselho Temático dá ainda mais legitimidade à campanha da Fiep pela reforma tributária, lançada em outubro. “A Federação passa a ter um fórum capacitado para fazer a interlocução entre a classe produtiva, que é quem paga boa parte dos tributos, e o poder público, que é quem arrecada”, diz.
A campanha da Fiep pela reforma tributária é centrada na figura da Sombra do Imposto. A primeira ação é a distribuição de 1,5 milhão de exemplares de uma cartilha que esclarece a população sobre como são cobrados os impostos no Brasil e a gestão dos recursos públicos. O material e mais informações sobre a carga tributária estão disponíveis no site www.sombradoimposto.org.br.