Sesi e Senai formam especialistas em Ergonomia para Indústria

Entrega do certificado internacional aconteceu nesta quarta-feira (08), na sede do Sistema Fiep, em Curitiba. Curso foi desenvolvido em parceria com o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), da França

clique para ampliar clique para ampliarAlunos que receberam o certificado internacional do programa farão parte de uma rede de excelência em ergonomia para indústria (Foto: Rogério Theodorovy)

O Sistema Fiep realizou nesta quarta-feira (08), na sede em Curitiba, a entrega do Certificado Internacional de Competência em Ergonomia para 29 profissionais do Sesi e do Senai Paraná e dos departamentos regionais dessas entidades de outros Estados, além de profissionais de empresas como a Volvo, Petrobrás, Correios, da Fundacentro, do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná.

Eles formam uma rede de excelência em ergonomia, que atua para disseminar conhecimentos sobre o tema e apoiar as indústrias em programas nesta área – que trata da qualidade de vida no ambiente de trabalho, através da redução de riscos que podem levar o trabalhador a desenvolver doenças ocupacionais.

Os profissionais foram capacitados pelo Programa de Formação com Certificação Internacional de Competência em Ergonomia para a Indústria, desenvolvido no ano passado pelo Sesi e o Senai Paraná, em parceria com o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), da França, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Sesi Nacional. Na solenidade desta quarta-feira, os profissionais receberam oficialmente a certificação internacional, concedida pelo CNAM.

“Esse certificado significa que o Sistema Fiep tem hoje expertise para oferecer uma análise ergonômica completa para a indústria, que vai além da norma brasileira NR 17, que trata da matéria”, diz Maria do Rocio Buczek, responsável pela ergonomia na gerência de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do Sesi Paraná. Ela explica que o diferencial do programa de capacitação é que ele analisa a pessoa não apenas em atividade no ambiente de trabalho, mas também como ela raciocina naquela tarefa e por que assume certas posturas e corre alguns riscos.   

O curso foi ministrado por especialistas conceituados na área, como três professores franceses, entre eles Tahar-Hakim Benchekroun e Pierre Falzon, respectivamente coordenador geral do CNAM e diretor do Laboratório de Ergonomia da entidade; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da ABERGO, José Orlando Gomes; dois professores da Escola Politécnica da USP; um professor da Universidade Federal do Paraná; e três professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Programa de Certificação Internacional de Competência em Ergonomia para a Indústria que foi desenvolvido no Paraná teve início ano passado e foi o primeiro do Brasil e da América Latina com a proposta de não apenas transferir conhecimentos aos alunos, mas de basear a formação com a aplicação e execução de trabalhos em sistemas reais, dentro das indústrias.

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR