O projeto “Canteiro das Letras”, que abre a trabalhadores da construção civil a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, em aulas ministradas no próprio canteiro de obras, foi apresentado nesta quarta-feira (23), em workshop promovido pelo Sesi Nacional, em Brasília, como um case de sucesso na área de inovação social.
Desenvolvido em parceria pela unidade do Sesi Paraná em Cascavel e as construtoras PPN e Saraiva Rezende, também de Cascavel, o “Canteiro das Letras” leva a pedreiros, carpinteiros, mestres de obras e serventes um ensino contextualizado, que lhes propicia desenvolver habilidades básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de computador, além de ações de cidadania e reflexão acerca do mundo do trabalho. Em 2010, 38 trabalhadores foram beneficiados.
O “Canteiro das Letras” foi aprovado no Edital Senai/Sesi de Inovação de 2009 e finalizado em dezembro do ano passado, com a entrega da sistematização da metodologia de educação continuada para o trabalhador da indústria da construção civil.
O Edital Senai/Sesi de Inovação visa apoiar e incentivar projetos inovadores propostos pelas indústrias e desenvolvidos em parceria com o Sesi ou com o Senai ou, ainda, com as duas entidades. Além do Canteiro das Letras, outros dois projetos paranaenses aprovados no Edital Inova 2009 estão sendo finalizados.
Um deles é “Relações de Gênero como Potencial Estratégico da Indústria”, desenvolvido em parceria com o Sesi. O outro é o projeto Communis – sistema alternativo de comunicação para pessoas com deficiência auditiva, desenvolvido em parceria com o Sesi e o Senai.
O workshop que está sendo realizado no Sesi Nacional, em Brasília, trata do Edital Senai/Sesi de Inovação 2011 e tem a presença de representantes de todos os departamentos regionais das duas entidades.