Sistema Fiep integra Fórum para Boas Práticas em SST

Na primeira reunião do fórum foi assinado protocolo para o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças no trabalho

O Sistema Fiep e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, além de diversas outras entidades representantes do setor produtivo do Paraná e de trabalhadores, assinaram o protocolo de intenções para, de forma integrada, desenvolverem ações de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, de forma integrada. A formalização da parceria aconteceu em encontro na sede da Faep, em Curitiba, no dia 03 de março, durante a primeira reunião do Fórum das Entidades para Boas Práticas de Segurança e Saúde, criado em fevereiro.

Integram o fórum, além das federações da indústria, comércio e agricultura e sindicatos de diversos setores, também a Secretaria Estadual da Saúde, Fundacentro, Ministério Público e Advocacia-Geral da União. “O objetivo discutir o tema, disseminar boas práticas e conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças”, disse o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Elias Martins, que coordenou o encontro. Ele lembrou que a gestão da segurança e saúde no trabalho, além de proteger o empregado, impacta nos negócios da empresa, com menos custo e mais produtividade.

Os programas e as ações desenvolvidas pelo Sesi e o Senai Paraná foram apresentadas pelo coordenador do Conselho Temático das Relações do Trabalho, Marcelo Melek. “As entidades já possuem inúmeras ações nesta área e outras deverão iniciar neste ano”, disse Melek, que participou do encontro junto com a gerente de relações com sindicatos do Sesi PR, Maria Aparecida Lopes, e a gerente da área Saúde e Segurança no Trabalho, Carmen Weber.

As Clínicas Sociais, que são encontros em que consultores do Sesi-PR repassam orientações sobre gestão em SST a empresários e profissionais das indústrias, e o informativo “Saúde e Segurança na Empresa”, que contém informações sobre SST e é ofertado às indústrias por uma parceria entre o Sesi e os sindicatos empresariais, estão entre as séries de projetos apresentados por Melek.

Ele citou o curso do Senai para formar técnicos em segurança do trabalho, que atuam diretamente nas indústrias, e lembrou que o tema é estudado, também, pelos alunos do Colégio Sesi Ensino Médio. Tanto o Sesi como o Senai possuem cursos a distância sobre segurança e saúde no trabalho.

A gerente da área de SST do Sesi-PR, Carmen Weber, citou o trabalho que a entidade está desenvolvendo junto às indústrias de mineração, para reduzir o índice de acidentes de trabalho no setor. “Outra iniciativa é o programa de consultorias integradas, que orienta as empresas sobre como eliminar os riscos do ambiente de trabalho”, disse ela. Além disso, o Sesi oferece às indústrias cursos gratuitos de treinamento e capacitação de funcionários que participam de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR