
Empresários, técnicos, acadêmicos, brasileiros e internacionais, além de autoridades governamentais estarão reunidos em Fortaleza (CE), entre os dias 20 a 22 de junho de 2011, durante a XI Conferência ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), para apresentar e debater o grande cenário da inovação mundial e seus reflexos no Brasil. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) estará representada por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i), juntamente com representante regional da ANPEI no Paraná, Carlos Sergio Asinelli.
O Paraná, segundo Asinelli, tem um papel importante nesta conferência, devido ao grande número de cases apresentados na edição de 2010, realizada em Curitiba. “No ano passado o Paraná foi o estado que apresentou o maior número de cases e a expectativa para este ano é que o Estado marque grande presença em Fortaleza”, reforça.
O tema “Redes de Inovação e Cadeias Produtivas” traz à tona a discussão sobre a cadeia de valor e os processos de trabalho, funcionalmente integrados. Para Mário Barra, coordenador do evento, entende-se que uma cadeia requer investimentos capazes de torná-la inovadora, melhorando assim o resultado do produto final. “O sucesso competitivo de um setor e de uma indústria depende diretamente dessa evolução e a integração das cadeias produtivas”, afirma.
Entre os assuntos discutidos pelos participantes nacionais e internacionais, destaque para a formação de redes de inovação e a importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento feito pelas empresas, formação de recursos humanos, sustentabilidade, bem como o papel desempenhado pelo governo e universidades, além de entidades parceiras e o meio empresarial.
Além de renomados conferencistas já confirmaram suas presenças, representantes do novo governo brasileiro apresentarão as linhas da política para o segmento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Os participantes ainda terão a oportunidade de assistir à apresentação de cases de sucesso no campo da inovação, com foco em sustentabilidade e formação de redes de inovação e cadeias produtivas, tema da Conferencia para este ano.
O que é a ANPEI?
Com mais de 26 anos de atuação, a ANPEI participa e estimula a construção de um ecossistema favorável à adoção da inovação como forma de modernização e fortalecimento da indústria, reunindo instituições e empresas de todos os portes e setores, cujo faturamento em 2009 foi de R$ 600 bilhões. De acordo com o MTC (Ministério da Ciência e Tecnologia), cerca de 2% do faturamento anual dessas empresas foi destinado à inovação, o que representa 2/3 dos investimentos somente naquele ano, reunindo em seus quadros uma média de 20 mil pesquisadores empregados na indústria. O Estado do Paraná recebeu a primeira representação regional da ANPEI, em parceria com Centro Internacional de Inovação (C2i) e mantém sua sede nas instalações do Cietep.
Mais informações e inscrições para a XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica no site da ANPEI: www.anpei.org.br ou envie mensagem para anpei@anpei.org.br. Telefone para contato: (11) 3842-3533.