Começou a funcionar em março, em Londrina, o primeiro Laboratório de Testes de Software do Paraná. Viabilizado por meio do Edital de Inovação 2009, do Senai Nacional, o projeto foi desenvolvido em parceria pelas empresas Identech e Audare e por profissionais do Senai Londrina.
O laboratório oferece serviços voltados para empresas produtoras de software e hardware. Os testes laboratoriais têm como base normas, metodologias e melhores práticas reconhecidas e consolidadas por grandes organizações. O resultado dos testes atesta a qualidade e propõe melhorias para o aumento na qualidade dos produtos e do processo de desenvolvimento de software.
“Este é um mercado bastante grande e que está em crescimento, mas que ainda não era atendido pelo Senai. É mais uma área para a prestação de serviços laboratoriais”, afirma Silmara Kamura, da equipe de desenvolvimento do projeto, do Senai Londrina.
Durante o desenvolvimento do projeto, foi criada uma metodologia para testar a qualidade e eficiência de sistemas embarcados – softwares desenvolvidos especialmente para compor determinados produtos, que não computadores. Segundo o supervisor de desenvolvimento da Identech, Fabio Luiz Vardanega, a empresa já possuía um produto com sistema embarcado, que foi utilizado para realizar testes do sistema.
“Em conjunto com o Senai, desenvolvemos a metodologia e ficamos responsáveis pela questão mercadológica, ou seja, como o produto será apresentado ao usuário final”, conta, destacando que a parceria com o Senai gerou novos negócios. “Um software que passa por um laboratório de testes é reconhecido no mercado. Nossos produtos foram reconhecidos e hoje a procura por serviços é maior”, afirma Vardanega.
Empresas de todo o Estado poderão se beneficiar dos serviços do Laboratório de Testes de Software do Paraná, que fica no Senai Londrina – Rua Belém, 844. Mais informações e agendamento de horários pelos telefones (43) 3294-5100 ou (43) 3294-5167.
O setor – Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, em 2009, havia no Paraná mais de 1.800 empresas de software e hardware. Somente as empresas de software representam 60% da quantidade de estabelecimentos do setor de tecnologia da informação da comunicação. Os principais polos são Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, municípios que possuem Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor. Entre 2006 e 2009, o número de empregos no setor cresceu 20%, chegando a mais de 23 mil em 2009.