Empresas devem conciliar gerações X,Y e Z, orienta especialista

Como trabalhar com as diversas gerações foi tema de minicurso na Unindus. Instituição oferece outros 15 cursos na área. Inscrições estão abertas

Conciliar a experiência dos veteranos com o ímpeto inovador dos jovens profissionais é um dos grandes desafios da gestão de pessoas no universo corporativo na atualidade. O assunto foi tema do minicurso “Como trabalhar com as diversas gerações”, realizado na última quinta-feira (31), em Curitiba. A programação abriu o calendário de cursos de curta duração do Programa de Desenvolvimento de Carreira, promovido pela Universidade da Indústria (Unindus), do Sistema Fiep.

“É importante que as empresas estejam preparadas para gerenciar os conflitos entre as gerações X, Y e Z”, frisou Aldeido Nascimento Filho, economista e especialista em Gestão de Pessoas, que ministrou o curso. Ele explicou que sociologicamente, a geração X se refere aos nascidos até a década de 70; a geração Y diz respeito aos nascidos em meados de 70 até a década de 90; e a geração Z abrange os nascidos a partir da década de 90. “O ambiente no qual essas gerações estudaram e foram criadas, o modo de encarar o trabalho, e seus objetivos e motivações na vida, permeados pela questão da tecnologia, são diferentes e devem ser levados em conta”, orienta o consultor, que foi eleito um dos 50 profissionais de RH mais admirados no Brasil em 2010 pela revista Gestão RH e Deloitte. Para ele, é necessário que a empresa tenha uma política que não trate pessoas diferentes de maneira igual.  

O curso despertou o interesse de grandes empresas que vivem essa realidade no dia a dia. Cerca de 60 pessoas participaram, entre elas, representantes da Renault, Volvo, Positivo Informática, Herbarium, Leão Júnior, Intertechne e outras organizações.

O Programa de Desenvolvimento de Carreira prevê outros 15 cursos de curta duração ao longo de 2011. Os cursos têm carga de 2 a 16 horas de duração e apresentam temas como gestão, inovação, liderança, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia. Alguns já estão com inscrições abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3271-7778.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR